Cinco vantagens de fazer um curso de português

by:

Cursos Online Gratuitos

Um pensamento muito comum depois que saímos da escola e nos deparamos com algumas ofertas de cursos é: “Se eu nasci no Brasil, português já é minha língua nativa. Então, por que devo fazer um curso de português? Como isso me ajudaria?”.

Bom, se você ainda pensa assim, saiba que é um pensamento ultrapassado. Afinal, uma língua e um idioma não se resumem apenas a saber falar. Existem diversas outras questões envolvidas, como a capacidade de se comunicar com todos — seja pela forma oral ou pela escrita –, a necessidade da expressão e, mais importante do que nunca, a interpretação de texto. E, além do mais, vamos combinar? Português é uma das línguas mais incríveis do mundo, com diversas possibilidades e especificidades.

Ter um bom conhecimento sobre português com certeza vai te abrir portas. É um curso essencial para o desenvolvimento pessoal, cultural e profissional.

Neste artigo, vamos te apresentar cinco vantagens sobre esse curso. Temos certeza de que, ao fim, você estará convencido e louco para começar a estudar esse idioma maravilhoso. Comecemos, portanto, os tópicos.

Importância de se expressar

Saber se expressar é uma das coisas mais importantes para o convívio em sociedade. Em um país tão amplo como o nosso, saber falar com todas as pessoas, ter clareza no que diz e passar a mensagem da melhor forma possível é algo que nem todos conseguem fazer. 

Seja no dia a dia, seja no trabalho, seja em casa, expressar é se comunicar. Por isso é tão importante falar bem e, claro, ter conhecimento no que diz. O curso de português te ajuda a melhorar sua fala e sua escrita. 

Mais do que isso: te dá repertório por meio da nossa vasta literatura. Isso porque, como dissemos, não basta apenas saber falar; é preciso saber sobre o que se fala. 

Interpretação

No mundo de hoje, cada vez mais a interpretação de texto está em falta. São muitas pessoas falando sobre diversos assuntos e poucas entendendo. Uma mensagem mal passada pode ser nociva, mas uma mensagem mal interpretada também pode causar estragos gigantescos. 

Interpretação de texto é importante para discernir o que a outra pessoa está querendo dizer de fato e evitar ruídos. Isso também é importante em diversos campos da vida pessoal e profissional. Ela também te ajuda a ter senso crítico e formar suas próprias opiniões.

Leitura

Falamos sobre leitura rapidamente no tópico sobre a importância de se expressar, mas é algo que merece um tópico inteiro dedicado a ela.

O curso de português estimula a leitura como forma de conhecimento. Temos diversos escritores de língua portuguesa que são interessantíssimos de se conhecer, como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Jorge Amado e Cecília Meirelles. Além dos brasileiros, também temos portugueses, como José Saramago, Fernando Pessoa e Eça de Queirós, e os escritores de Angola e Cabo Verde.

Você pode ter alguns traumas das obrigações de leitura da época de escola, com livros que considerávamos chatos, ultrapassados e difíceis de ler. Mas o curso de português vai te mostrar que, às vezes, nós que ainda não estávamos preparados para isso, e que essa literatura pode, sim, ser divertida e encantadora.

Escrita não se resume à internet

Com um mundo cada vez mais digital, precisamos ter cuidado na forma de escrever. Estamos acostumados às redes sociais e aos aplicativos de mensagem, e às vezes não nos atentamos como cada vez mais escrevemos com abreviações. Isso pode servir nesse ambiente digital, mas a vida não se resume a isso.

Também precisamos escrever e-mails no trabalho, por exemplo, e é importante saber escrever de maneira correta e formal. O curso de português, claro, te ajuda nisso. Comunicar bem por meio da escrita é uma habilidade que algumas pessoas não têm, e isso pode ser um diferencial na hora de preencher uma vaga.

Português é incrível

Já dissemos isso no artigo, mas vale ressaltar: a língua portuguesa é uma das mais incríveis do mundo. Você sabia que português é a sétima língua mais falada do mundo? E sabia que, além de Brasil e Portugal, ela é o idioma oficial em Angola, Cabo Verde, Timor Leste, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe?

Além do mais, é uma das línguas mais complicadas do mundo, com diversas características próprias. Descobrir todas essas especificidades em um curso de português é, claro, importante, mas também pode ser muito divertido. 

Curso de português online

Agora que você já viu cinco vantagens, com certeza está convencido a começar já o seu curso de português. E a melhor forma de fazer isso é por meio da iEstudar. Nós oferecemos um curso online grátis de Português Básico, com certificado válido para todo o Brasil. O curso está em apostilas em PDF, e você pode baixar para ler até sem internet.

São 180 horas de conteúdo de qualidade e, no fim, basta passar por uma prova e ter nota igual ou superior a 60 pontos.

Comments are closed.