Curso de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais

Impacto ambiental é a alteração de condições do meio ambiente e/ou dos elementos presentes neste em consequência de atividades humanas. Aprenda como mitigar o impacto ambiental através do conhecimento sobre legislação ambiental. Estude EIA / RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental com o Curso Gratuito Online da iEstudar.
Uma avaliação de impacto ambiental visa prever impactos ambientais na fase de planejamento e concepção do projeto. De acordo com a ISO 14.000, um sistema de gestão ambiental é uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços.
A necessidade de reduzir os impactos ambientais na sociedade vem sendo um assunto bastante discutido. Preocupando-se com o meio ambiente, a sociedade pensa em intensificar o reaproveitamento dos resíduos gerados nos processos produtivos. Além da redução de custos com o descarte, a reutilização destes materiais pode resultar em benefícios consideráveis para as empresas.
Somos uma empresa amiga da natureza! Por isso, evitamos fazer o envio dos certificados via Correios. E com a responsabilidade ambiental apresentamos o Curso Gratuito Online Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais. Matricule-se já e saiba mais sobre Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais através de um conteúdo teórico online em e-books.
Quando é elaborado um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), nas empresas, se discute um conjunto de ações visando à preservação da saúde e da integridade/segurança dos trabalhadores. No Brasil a legislação do trabalho obriga todas as empresas públicas e privadas a elaborarem e implementarem o PPRA, além de manter um documento-base de registro dessas ações.
Os agentes de risco que devem estar presentes no PPRA são os agentes químicos,físicos e biológicos. Podendo ser analisado também os riscos ergonômicos e riscos de acidente. Risco é a probabilidade de um evento acontecer, seja ele uma ameaça, quando negativo, ou oportunidade, quando positivo. E o perigo poderá ser interpretado por uma ou mais condições que têm o perfil de causar ou contribuir para que o Risco aconteça.
No curso online de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais apresentamos o conceito teórico sobre: Aspectos e impactos ambientais; Não conformidades; EIA/RIMA; Riscos ambientais; Planejamento e gestão do meio ambiente; Tecnologias apropriadas para minimizar impactos; O processo de avaliação de impacto ambiental – AIA; Estudo de Impacto Ambiental.
Quem trabalha na área de meio ambiente sabe o quanto é importante estudar sobre a legislação ambiental e sobre os impactos e riscos ambientais. E estruturar um planejamento do sistema de gestão integrado é de fundamental importância para o gestor. São elementos de um sistema de gestão: Aspectos de resultados; Aspectos de qualidade; aspectos de meio ambiente; aspectos de saúde e segurança do trabalho; aspectos de sustentabilidade.
De acordo com a norma ISO 14001 aspecto ambiental é o elemento das atividades ou produtos ou serviços de uma organização que pode interagir com o meio ambiente e os impactos ambientais são qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, dos aspectos ambientais da organização. Aspecto é causa. Impacto é efeito.
Antes da identificação dos aspectos e impactos ambientais, a organização deve estabelecer seu mapeamento de processos. E com um levantamento de aspectos e impactos ambientais, o desenvolvimento do sistema de gestão ambiental. E com controle e monitoramento, quantificar seu risco ambiental e transformar essa ferramenta no ponto principal da melhoria continua.
Concluímos que a Avaliação de Impacto Ambiental (ou AIA) é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto passível de causar danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente, e que esses mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração ao seu processo de aprovação. É sabido que Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é o relatório que reflete todas as conclusões apresentadas num Estudo de Impacto Ambiental (EIA ou AIA).
Preservar é preciso! E a iEstudar se preocupa com o meio ambiente e com o aprendizado do aluno. Boa leitura! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais com opção de certificado válido!

EIA / RIMA – Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental com opção de certificado válido!

Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – QSMS

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente – QSMS com opção de certificado válido!

Descarte de Resíduos em Laboratórios

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Descarte de Resíduos em Laboratório com opção de certificado válido!

Saúde e Segurança no Trabalho

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Saúde e Segurança no Trabalho com opção de certificado válido!

Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Farmácia Hospitalar com opção de certificado válido!

Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil com opção de certificado válido!

Reciclagem de pneus

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de pneus com opção de certificado válido!

Reciclagem de Resíduos Sólidos

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de Resíduos Sólidos com opção de certificado válido!

Legislação Urbana e Meio Ambiente

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Legislação Urbana e Meio Ambiente com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.