Curso de Logística Farmacêutica online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Logística Farmacêutica

No Brasil, as atividades que envolvem desde a produção dos medicamentos e insumos farmacêuticos até a comercialização do produto final são controladas pelos órgãos de vigilância sanitária nas esferas federal, estadual e municipal. Em todas as etapas que compõem este canal de produção/distribuição são necessários profissionais que saibam lidar com as dificuldades do dia-a-dia nos processos logísticos das empresas. Estude sobre Logística Farmacêutica no Curso Gratuito Online da iEstudar.
Desde a elaboração dos medicamentos até a distribuição, implica uma cadeia de abastecimento complexa e precisa. A inovação tecnológica com a que as companhias especializadas em logística contam reúne informações sobre fornecedores, inventários, histórico de vendas e projeções. O setor farmacêutico exige uma logística especializada, para dar vazão à demanda atual e viabilizar o seu crescimento.
A cadeia de suprimentos farmacêutica não permite erros no transporte. A indústria farmacêutica é altamente regulamentada e está sujeita a controles rigorosos com a logística como um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos.
Quando trabalhamos com medicamentos e produtos hospitalares é necessário adaptar os processos à legislação sanitária vigente. E a cadeia de abastecimento (supply chain management) visa oferecer o máximo valor ao cliente e o máximo retorno através da gestão efetiva dos fluxos de materiais e recursos da cadeia. A logística farmacêutica cuida dos processos de armazenagem, transporte e distribuição dos medicamentos e produtos hospitalares.
Na medida em que o mercado farmacêutico evolui, é necessário integrar cada vez mais os processos entre indústria farmacêutica e provedor de serviços logísticos. Para Ballou (2007), a concepção logística de agrupar conjuntamente as atividades relacionadas ao fluxo de produtos e serviços para administrá-las de forma coletiva é uma evolução natural do pensamento administrativo.
A tendência da logística dos medicamentos visa o seguinte conceito: “o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor” (Novaes, 2004).
E quanto a qualidade dos medicamentos nos atentamos aos órgãos reguladores como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e os Conselhos de Farmácia (Federal e Regionais), que possuem normas específicas para garantir a qualidade dos produtos, entre elas a Portaria nº 1052, de 29/12/98, que aprova a relação de documentos para habilitar a empresa prestadora de serviços logísticos, e a Resolução nº 329, de 23/07/99, que institui o roteiro de inspeção.
Com rastreamento, os veículos são equipados com protetores de estribo que impedem a subida na cabine do caminhão. As empresas envolvidas na logística dos medicamentos estão cada vez mais preocupadas com a problemática do roubo de cargas. Entre as alternativas das empresas para barrar a ação das quadrilhas estão os bunkers com imagens do Circuito Fechado de TV (CFTV).
A frota precisa estar em ótima condição de limpeza, passando por desinsetização e check-lists periódicos para garantir a qualidade do transporte a ser realizado. Muitas transportadoras possuem veículos com temperatura controla. E os armazéns com temperatura controlada que não ultrapassam os 25ºC, com pressão positiva que impede a entrada de partículas na área de armazenagem, além de pisos de fácil assepsia com cantos arredondados, que facilitam a limpeza do armazém, que deve ser realizada constantemente.
Concluímos que seja de fundamental importância que as equipes e colaboradores envolvidos nos processos logísticos sejam constantemente treinados. Cursos Gratuitos Online poderão facilitar nos estudos sobre a cadeia logística farmacêutica. As legislações estão em movimentações constantes. O conhecimento dos profissionais e atualização técnica são fundamentais. Em crescimento, o mercado de logística farmacêutica exige mais especialização. Matricule-se já! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Logística Farmacêutica

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Logística Farmacêutica

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Logística Farmacêutica com opção de certificado válido!

Atendimento ao Cidadão

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Atendimento ao Cidadão com opção de certificado válido!

Administração de Supermercado

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Administração de Supermercado com opção de certificado válido!

Excelência no Atendimento

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Excelência no Atendimento com opção de certificado válido!

Promotor de Vendas

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Promotor de Vendas com opção de certificado válido!

Logística de Transporte

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Logística de Transporte com opção de certificado válido!

Excelência no Atendimento ao Público

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Excelência no Atendimento ao Público com opção de certificado válido!

Vendas em Atacado

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Vendas em Atacado com opção de certificado válido!

Básico sobre Vendas

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico sobre Vendas com opção de certificado válido!

Logística Reversa

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Logística Reversa com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.