Dicas para estudar melhor

by:

Geral

O hábito de estudar a partir de imagens e textos, além de ser uma forma de crescer intelectualmente, tem aspectos negativos evidentes.

O mais claro é que, em numerosas ocasiões, se faz por obrigação, o que significa que, além do trabalho que implica em aprender um conteúdo, você tem que gerir o tempo e a ansiedade que produz essa carga psicológica. Há também outros problemas, como o risco de ver como a própria saúde se deteriora por passar muito tempo sentado ou forçar muito a vista, e até mesmo ter dificuldades para dormir.

A conclusão disso é que estudar é bom, sim, mas é melhor fazê-lo de forma eficiente. Poupando esforços evitáveis e ignorando os costumes e estratégias de estudo que só levam ao cansaço e a frustração. Além disso, o hábito de estudar pode chegar a ocupar muitas horas por semana, por mês ou mesmo ao longo da vida, e é por isso que vale a pena perguntar… estou estudando do melhor modo possível?

Justamente para ajudá-lo a avaliar seus métodos de estudo, aqui você pode ler uma série de dicas para estudar de forma eficiente para otimizar o tempo e o esforço que você dedica a seu aprendizado.

Isso sim: na hora de seguir estas dicas para estudar deverá assumir o princípio de que estudar melhor não fazê-lo durante mais tempo. É por isso que algumas destas teclas não são dirigidas tanto ao fato de estudar em si, como a maneira de distribuir melhor o tempo.

Dicas para estudar melhor no seu dia-a-dia

Vamos conhecer alguns conselhos e técnicas simples para melhorar nossa capacidade de estudo. Se você aplicar a sua rotina durante o curso, é altamente provável que as suas qualificações acadêmicas subam significativamente.

1. Curta o tempo de estudo em pedaços

Investigações sobre os processos e o desempenho do estudo mostram que é melhor controlar os momentos que dedicamos ao estudo, colocando um limite de tempo bem baixo para cada sessão. O ideal é fazer com que os momentos de estudo não ultrapassem os 30 minutos, já que mostramos muito mais facilidade para assimilar informações que nos chega em rajadas curtas e repetidas, que em uma única que seja longa e tediosa.

De que se trata é de manter o cérebro 100%, em cada momento (aliás, manter o sono com a listra é sagrado, e para isso nada como dormir bem).

2. Crie uma rotina de estudo

Estabelecer um horário de estudo e segui-lo não serve apenas para oferecer uma imagem de maturidade e perfeição, já que tem efeitos notáveis sobre o desempenho de estudo. Abordar a aprendizagem de maneira desorganizada é uma forma de acabar estudando a altas horas da noite, quando o sono e o cansaço fazem mossa na nossa capacidade de concentração. Além disso, acostumarmo-nos a um horário, será mais fácil, que não nos saltemos os momentos de estudo e nos permitirá dedicar-lhes o tempo que merecem.

Nesse sentido, o mesmo funciona para os exercícios de ginástica funciona também para memorizar e assimilar informações. Não deixe tudo para amanhã!

3. Crie notas-resumo em folhas individuais

Não confies demasiado na técnica de sublinhar textos. O fato de sublinhar que não o ajuda a memorizar o texto, se não se revê várias vezes, e de todos os modos, conformar-se com a memorização das palavras e frases que têm uma linha abaixo e nos mantém ancorados à maneira em que a informação é distribuída no texto original.

Em troca, fazer esquemas e pequenos resumos em pedaços de papel nos obriga a reformular a informação que temos lido e, além disso, torna mais fácil criar combinações de notas que são diferentes das do texto, mas que nos ajudam a entender melhor o que lemos, pois podemos juntar ou separar os pedaços de papel, do modo que queremos para assimilar a informação na ordem desejada.

4. Mantenha afastadas as distrações

Pode parecer óbvio, mas nunca é de mais lembrar porque essas distrações podem tomar as formas mais inimagináveis e é bom identificá-las. Em sua lista negra devem estar Facebook, o telemóvel e a televisão, mas você pode incluir outros elementos próprios de seu dia-a-dia e fazer o possível por aislarte de todos eles durante os momentos de estudo (lembre-se que são curtos, então… não é pedir muito!).

Fazer isso antes de entrar para estudar o ajudará a não cair em tentação uma vez que tenha começado.

5. Prepare o seu material de estudo antes de mais nada

Ter preparado tudo o que necessitas e fará com que não se levantar para ir buscar coisas e, portanto, se distraído. Além disso, associar o conjunto de objetos para o estudo fará com que, cada vez que encontrá-lo, entrar na dinâmica de estudar com facilidade… embora não saiba explicar exatamente por que é que te acontece!

Por isso, preste-lhe atenção para a organização dos livros e ferramentas que precisa, antes de sentar-se. Se você tem tudo perfeitamente organizado, será mais fácil conseguir ter todos os recursos à mão e pode ser mais eficiente durante as suas horas de estudo.

6. Proponha (pelo menos) uma unidade de estudo para cada sessão

Fixe um tema a estudar e estudá-lo. Organizar informações relacionadas entre si, o fato de permanecer a um tema ou categoria, de qualquer tipo, é muito mais fácil do que estudar peças de informações dispersas e desordenadas. Para isso é bom que leia a lição de uma vez para criar um mapa mental da localização dos tópicos no texto e, em seguida, se focalices em cada um deles.

7. Fuja da memorização literal

Faça sua a informação que contêm os textos. Relacione a com episódios de sua vida, reformule com suas próprias palavras e use exemplos que você conheça. Dessa forma você vai conseguir alcançar o aprendizado significativo que precisa, muito mais resistente à passagem do tempo, que se baseia na memorização de dados, aos que não se encontra muito sentido.

8. Fuja da memorização linear

Pense, acima de tudo, em semelhanças e diferenças entre conceitos, peças de informação que os textos que se você estudou não aparecem muito ligados, mas que poderiam estar certas perguntas de exame, por exemplo.

9. Pratique constantemente

Se você tiver a possibilidade, trabalhe com os exames e questionários sobre o tema que está a estudar. Isso pode parecer uma perda de tempo se você acha que o tempo bem investido só pode ser dedicado a “absorver” a informação a estudar, mas não o é em absoluto, uma vez que irá ajudá-lo a detectar falhas e, além disso, servirá para medir o seu progresso e, por conseguinte, a manter alta a motivação, o que também repercutirá positivamente no seu desempenho.

10. Explique a lição para outra pessoa

Isso é literal. O fato de explicar com suas próprias palavras o que você aprendeu é, possivelmente, o conselho para estudar mais valioso, já que te dará dois grandes benefícios. Por um lado, reformular a lição é uma forma de repassar mentalmente o que você estudou, por que o tempo que lhe dedique a isso servirá para assimilar melhor o que já tinha estudado antes.

Por outro lado, servirá para se autoavaliar, detectar pontos que julgou aprendidos, mas que em momentos-chave te dão problemas, isso oferece uma imagem bastante fiel de seus progressos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *