O que se aprende em um curso de informática educativa?

by:

Cursos Online Gratuitos

É incrível o quanto a tecnologia se desenvolveu ao longo dos anos, concorda? Essa evolução transformou a maneira como as pessoas se comunicam, trabalham, se relacionam, fazem compras.

Na educação, os recursos tecnológicos estão sendo cada vez mais usados dentro e fora das salas de aula. A tecnologia tem o poder de melhorar o desempenho dos alunos, estimulá-los a estudar fora do período escolar e facilitar o acompanhamento de desenvolvimento individualizado.

Ainda é um assunto bastante discutido. Tecnologia na educação não refere-se à modernização das escolas ou substituição dos professores nas salas de aula – muito pelo contrário!

Tampouco trata-se de aulas de como usar determinados aparelhos eletrônicos ou softwares. Na realidade, a informática educativa refere-se ao uso do computador e suas ferramentas no âmbito escolar como um recurso pedagógico. 

Será mais uma ferramenta orientada pelos professores para que os alunos desenvolvam certas atividades. Adicionar mecanismos tecnológicos na rotina dos estudantes exige preparo dos educadores. 

Como se preparar?

É inevitável: uma hora ou outra, a tecnologia fará parte dos processos educacionais. O melhor é que você, educador, se prepare para este momento. 

Com o curso online gratuito da iEstudar sobre informática educativa, terá informações importantes sobre como estimular o uso da tecnologia em prol da educação aos seus alunos. 

Essa tarefa exige disciplina, estratégias de abordagem, conhecimento tecnológico, entre outros fatores que também são ensinados no curso online. Entenda ao longo do conteúdo o que é informática educativa e como pode ser aplicada nas escolas. 

Como a informática educativa pode ser aplicada nas escolas?

Informática educativa é utilizar a tecnologia nos processos de aprendizagem dos estudantes, seja dentro ou fora de aula. O computador é usado para acesso à internet e softwares educativos em diferentes disciplinas para estimular o desenvolvimento dos alunos. 

É um recurso pedagógico para as aulas, os quais incentivam a descoberta de informações, maior dedicação aos estudos e aprendizado. Vale ressaltar que é uma ferramenta adicional que está à disposição do professor como atividades complementares. 

Como a informática educativa pode ser usada nas escolas?

Não existem regras ou normas que descrevem como a tecnologia deve ser usada pelas escolas. É responsabilidade dos professores e gestores da instituição decidir como usar essas ferramentas. 

Diversas pesquisas indicam que o uso dessas ferramentas traz muitas vantagens para os alunos. Para tantos benefícios, o ideal é usar recursos tecnológicos que estimulem a criatividade, planejamento e domínio de ferramentas. 

Algumas escolas já usam algumas ferramentas, como canetas interativas, vídeo aulas adicionais, animações e brincadeiras online. 

Um exemplo na prática! 

Um exemplo de como a tecnologia pode ajudar na aprendizagem dos alunos são os quizzes online. 

Alguns podem ser respondidos em equipes ou individualmente. Além de ser mais interessante para os alunos – que adoram joguinhos – ainda os fazem pensar nas questões aprendidas em aula para responderem as questões. 

Caso seja feito em grupo, estimula o relacionamento em equipe, troca de conhecimentos e ainda é um momento de diversão para eles. Os alunos aprendem sem perceber que estão estudando!

Em alguns softwares, esses quizzes ficam disponíveis aos alunos, caso queiram brincar em casa. É apenas um exemplo de ferramenta para estimular o aprendizado, existem diversas. 

Por que fazer um curso de informática educativa?

Como dissemos, os professores deverão se adaptar ao uso da tecnologia. É uma ótima forma de aproximar educadores e alunos, melhorar o desenvolvimento e desempenho dos estudantes e tornar a sala de aula em um ambiente mais agradável e divertido. 

No curso online gratuito com certificado da iEstudar, o educador aprende as vantagens de usar essas ferramentas em sala de aula, como escolher uma boa estratégia de ensino com o auxílio da tecnologia e como montar um planejamento de aulas com os recursos tecnológicos.

Além de entender como colocar as ideias em prática de acordo com os gostos e necessidades de seus alunos. Outro ensino importante do curso é a capacitação do profissional em informática educativa. 

Se atualize com a iEstudar!

Ser um profissional de educação é estar sempre em busca de atualizações e novos métodos de ensino. 

É preciso aprimorar seus conhecimentos e melhorar relações dentro da sala de aula, desempenho e desenvolvimento dos alunos. O uso da tecnologia no ensino deve ser algo pensado e planejado para atingir os resultados desejados. 

Além de criar estratégias para colocar essas ferramentas em prática, é preciso buscar por softwares e boas ferramentas. Então, estudar essa área é fundamental para salas de aulas cada vez mais interativas e divertidas. 

A iEstudar oferece cursos online gratuitos com certificados para facilitar o acesso a informações importantes como essas. Se inscreva e atualize sua metodologia de ensino, seus alunos vão adorar!

Nossa instituição de ensino tem a experiência e qualidade que deseja. Os cursos de informática online são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar para te proporcionar a melhor experiência possível. Acesse já!

Comments are closed.