Segurança em instalações e serviços elétricos: entenda o que aprenderá no curso online com certificado de NR 10

by:

Cursos Online Gratuitos

O curso online gratuito com certificado digital NR10 é extremamente importante. Entenda! 

A norma regulamentadora 10, popularmente conhecida como NR10, é uma das mais conhecidas por técnicos de segurança do trabalho e profissionais que trabalham com eletricidade. 

Isso porque, a NR10 visa a  Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade e regulamenta todos os serviços que envolvam eletricidade e seus riscos. Ou seja, são normas que estabelecem medidas de proteção para profissionais da área.

Segundo a ABRACOPEL, Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade,  no primeiro trimestre de 2020, 398 pessoas morreram por acidentes elétricos no país. 

O número fica ainda maior quando se trata de ocorrências por acidentes como esses. Segundo o diretor executivo da ABRACOPEL, Edson Martinho, esses dados representam apenas uma parcela de acidentes elétricos no país. 

Muitos casos não são informados e por isso, não aparecem nas informações oficiais. O que é ainda mais preocupante. Por ser uma área tão perigosa, todas as empresas que desempenham serviços em ambientes que envolvam instalações elétricas devem seguir as orientações de segurança da NR10.

A NR10 é complexa e exige uma especialização aos profissionais da área 

A norma regulamentadora foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 8 de junho de 1978. Desde então, constantemente sofre alterações e novas 

informações são adicionadas, já que as tecnologias e meios de trabalho evoluem com o tempo.

Desta forma, o técnico de segurança do trabalho – profissional que dá as orientações necessárias para as empresas seguirem as medidas de segurança corretas – e os profissionais que atuam em áreas com instalações elétricas devem estar sempre por dentro do que é a NR10 e suas atualizações. 

Por este motivo, o ideal é que ambos os perfis sempre estudem a NR10, seja por leituras e pesquisas ou por cursos de especialização.  A segunda opção é a mais recomendada, especialmente para os técnicos de segurança do trabalho.

A iEstudar oferece um curso online gratuito de segurança em instalações e serviços elétricos completo, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar. É a oportunidade perfeita para adquirir o máximo de conhecimento sobre a área. 

Saiba mais sobre o que é a NR10, suas atualizações e o que aprenderá em um curso gratuito online com certificado completo sobre o tema, como o da iEstudar. Nestes casos, conhecimento é segurança e proteção ao próximo. 

NR10 pode salvar vidas!

A norma regulamentadora 10 foi criada para definir requisitos e medidas de prevenção para que os trabalhadores dentro de empresas que tenham contato com instalações elétricas estejam seguros durante a jornada de trabalho. 

São orientações para que o número de acidentes com eletricidade no ambiente de trabalho sejam eliminados – ou pelo menos, reduzidos. Os riscos são diversos, se é um profissional da área, provavelmente, conhece os perigos nos quais está exposto.

O principal deles é o choque elétrico. Se a eletricidade for de baixa tensão, pode machucar o colaborador. Caso, seja uma eletricidade de alta tensão, o  funcionário pode até mesmo perder a vida. 

É um perigo enorme! A NR10 prevê ainda os acidentes advindos dos choques, como queimaduras e quedas. A norma regulamentadora 10 deve ser colocada em prática por toda e qualquer empresa de origem pública ou privada que atue em ambientes com instalações elétricas. 

É aplicável também a todas as empresas que executem e desenvolvam projetos, construção, montagem, opere máquinas ou manutenções nesses ambientes.

Todos os estabelecimentos fazem serviços referentes às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo de instalações elétricas também devem seguir as orientações propostas. 

Quais são as principais medidas de segurança da NR10?

Como você verá no curso online gratuito com certificado da iEstudar, as três principais medidas de controle e segurança da NR10 são: 

  1.  10.2.2: As medidas de controle adotadas devem integrar-se às demais iniciativas da empresa, no âmbito da preservação da segurança, da saúde e do meio ambiente do trabalho.
  2. 10.2.3: As empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.
  3. 10.2.1: Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho. 

O melhor caminho é se especializar com cursos qualificados

Percebe-se que é um tema complexo e que envolve questões delicadas, como a proteção de vidas. Por isso, ser um técnico de segurança do trabalho ou ser um profissional que trabalha com eletricidade, exige conhecimentos a fundo sobre o tema.

Por isso, o curso online grátis da iEstudar de Segurança em instalações e serviços elétricos, sobre a NR10 foi desenvolvido por profissionais extremamente qualificados que abordaram os temas mais importantes sobre a norma. 

O curso aborda: 

  • Riscos em instalações e serviços com eletricidade
  • Segurança em instalações e serviços elétricos
  • Medidas de Controle do Risco Elétrico
  • Rotinas de trabalho – Procedimentos
  • Documentação de instalações elétricas
  • Proteção e combate a incêndios
  • Acidentes de origem elétrica
  • Primeiros socorros

Ou seja, é, de fato, um curso completo recheado com as informações mais importantes sobre a Segurança em instalações e serviços elétricos. O melhor: é gratuito e gera certificado. 

Por que a iEstudar?

Com anos de experiência no mercado de cursos online gratuitos, a iEstudar tem a expertise para te ajudar a se desenvolver profissionalmente. Oferecemos cursos gratuitos com certificados para comprovar seu desempenho durante as aulas;

Pensando no grande número de acidentes em ambientes com instalações elétricas, nossa empresa apresenta o curso online NR para que o aluno estude sobre as medidas de Segurança em Instalações e Serviços Elétricos. 

Conteúdos próprios, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e professores de excelência. Faça o curso online NR10 com a gente e salve vidas! 

Comments are closed.