Contents
Conheça melhor o curso Básico de NR 19
Empresas que trabalham com determinados materiais considerados perigosos obedecem regulamentações estabelecidas pelos órgãos de controle do governo, e a NR 19 é de cumprimento obrigatório que visa garantir a segurança dos trabalhadores.
A Norma Regulamentadora 19 foi estabelecida para tratar de todos os assuntos ligados a produtos explosivos. Saiba mais. A NR 19 estabelece requisitos para garantir a segurança em todos os passos de fabricação, armazenamento e transporte de explosivos.
Considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão. Estude sobre os requisitos básicos da Norma Regulamentadora 19 (NR 19) com o Curso Gratuito Online da iEstudar.
O transporte de explosivos deve seguir a legislação definida pelo Ministério dos Transportes no tocante a cargas perigosas. De acordo com a NR 19 os explosivos devem ser acondicionados em embalagens de acordo com a legislação.
A NR 19 deve ser observada por todas as empresas que lidam diretamente com qualquer etapa da cadeia produtiva de materiais explosivos. Estude grátis e conheça mais sobre a NR 19.
Entenda mais sobre segurança do trabalho com explosivos. A NR 19 aborda a implementação de estratégias de contenção de incêndios, aponta quais são os principais tipos de EPI para os trabalhos mais comuns com explosivos e define quais são as instituições capacitadas para trabalhar com esses materiais.
Toda a regulamentação descrita na norma regulamentadora 19 diz respeito a explosivos. O que são explosivos segundo a NR 19? Segundo a NR 19, explosivos industriais são substâncias (ou misturas de substâncias) que, quando excitadas por agente externo, se decompõem, gerando alto volume de gases a altas temperaturas.
Quanto a classificação de explosivos observamos a existência de explosivos de rupturas ou altos explosivos; explosivos reforçadores ou aqueles que servem de intermediário entre o iniciador e a carga explosiva em si; explosivos iniciadores, que são empregados só para excitar uma carga explosiva; pólvoras, que são usadas para propulsão e projeção de explosivos.
A NR 19 determina exatamente como devem ser as instalações de uma fábrica de explosivos e o que é preciso fazer para que ela esteja em conformidade com o termo legal. A fabricação de explosivos é a parte mais arriscada do processo.
Na armazenagem de explosivos é necessário manter ocupação máxima de sessenta por cento da área, respeitando-se a altura máxima de empilhamento de dois metros e de uma entre o teto e o topo do empilhamento.
EPIs são necessários para se trabalhar com explosivos, e é de fundamental importância conhecê-los. Luvas são equipamentos de proteção individual fundamental no trabalho com explosivos, e são utilizadas no manuseio de qualquer tipo de produto químico e, na fabricação, distribuição e armazenagem.
O creme protetor é um EPI de extrema importância para quem trabalha com explosivos, pois evita que, no caso de qualquer acidente, ocorram queimaduras na pele. As máscaras, os respiradores e as máscaras com respirador também são importantes para evitar que os gases com que são feitos os explosivos sejam inalados pelos profissionais.
Os óculos de proteção, os capuzes, os protetores faciais e os aventais, também entram na lista de EPIs necessários em atendimento à NR 19. Descumprir as regras contidas na norma regulamentadora 19 pode resultar em problemas legais para o seu negócio. Existem regras muito específicas para se trabalhar com explosivos no Brasil.
Matricule-se já no Curso Livre Básico de NR 19 da iEstudar e aprenda sobre as boas práticas para eliminar ou atenuar os riscos do trabalho com explosivos. “Considera-se explosivo material ou substância que, quando iniciada, sofre decomposição muito rápida em produtos mais estáveis, com grande liberação de calor e desenvolvimento súbito de pressão.”
A norma também diz que todo o processo de fabricação, utilização, importação, exportação, tráfego e comércio de explosivos deverão seguir igualmente as demais legislações. Entre elas, o Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados (R-105) do Exército Brasileiro. Toda empresa que admite empregados em regime CLT e desenvolve atividades que envolvam essas substâncias, deverão seguir a NR 19.
O cumprimento da legislação por parte dos empregadores é imprescindível para proporcionar um ambiente de trabalho seguro. Bons estudos!
Certificado do curso online grátis Básico de NR 19
Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:
- Educação continuada
- Atividades complementares em faculdades
- Titularidade para professores
- Complementação de conhecimento
- Ascensão de carreira
- Contagem de carga horária
- Comprovação de Prova de Título
- Enriquecimento de currículo
- Concursos públicos
- Avaliações para promoções internas nas empresas
- Dentre outros…
TOP 10 cursos online do site iEstudar
Básico de NR 32
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 32 com opção de certificado válido!
Básico de NR 23
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 23 com opção de certificado válido!
Básico de NR 10
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 10 com opção de certificado válido!
Básico de NR 7
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 7 com opção de certificado válido!
Básico de NR 35
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 35 com opção de certificado válido!
Básico de NR 33
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 33 com opção de certificado válido!
Básico de NR 14
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 14 com opção de certificado válido!
Básico de NR 29
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 29 com opção de certificado válido!
Básico de NR 34
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 34 com opção de certificado válido!
Básico de NR 18
-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 18 com opção de certificado válido!
Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.