Curso Básico de NR 36 online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso Básico de NR 36

A Norma Regulamentadora 36 – NR 36 estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR do Ministério do Trabalho e Emprego.Saiba mais. Matricule-se já! Estude sobre os requisitos básico da NR 36 com o Curso Gratuito Online da iEstudar.

Riscos e Doenças Ocupacionais

Estude sobre os principais riscos existentes e as doenças ocupacionais no trabalho no frigoríficos. Neste local de trabalho os principais riscos existentes são: o frio, os movimentos repetitivos em curto espaço de tempo, o uso de ferramentas cortantes.

EPI’s Indicados

A forma correta de utilização dos EPIs é uma das medidas preventivas à diversos riscos. Saiba mais. As adequações, de acordo com a NR 36, são estabelecidas para a prevenção e redução dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a elevação da qualidade dos produtos.

Os EPIs indicados para trabalho em frigorífico são: Botas para câmara fria com bico de aço; Luvas de proteção; Protetor auricular; Uniforme para câmara fria; Óculos de segurança. Equipamentos de Proteção Individual necessários para garantir a proteção dos funcionários que atuam em câmara fria.

A NR 36

Segundo a NR 36, o mobiliário e postos de trabalho devem ser adaptados para favorecer a alternância das posições e proporcionar mais qualidade para o trabalhador exercer as tarefas. A norma de segurança também prevê a adoção de pausas durante a jornada de trabalho.

O Risco para o Trabalhador

A NR 36 é a mais recente norma regulamentadora publicada pelo MTE.

O alto índice de doenças ocupacionais neste setor são causados principalmente pelas baixas temperaturas que podem causar alguns desconfortos para o trabalhador.
Sob temperatura muitas vezes abaixo dos 10ºC, manuseaiam ferramentas e máquinas perfurocortantes, analisando o cenário, identificamos riscos à saúde do trabalhador.

A NR determina que para trabalhos até 6h, o tempo de pausa deve ser 20 minutos; até 7h20, 45 minutos; e até 8h48, 60 minutos.

O Trabalho em Frigoríficos

Conheça os principais riscos de trabalho em frigorífico e os EPIs indicados para a atividade.

O trabalho em frigorífico oferece diversos riscos ocupacionais.

São ambientes industriais em que se realiza o abate, processamento e armazenamento de itens de origem animal.

As Atividades em Frigoríficos

Profissionais que atuam em frigoríficos realizam atividades que fazem com que este seja um ambiente laboral considerado insalubre, pois estão expostos a infecções por agentes biológicos, acidentes com ferramentas perfurocortantes e ao clima frio e úmido das câmaras frigoríficas.

O Estoque e Manipulação de Carnes

O trabalho em frigorífico envolve a estocagem e manipulação de carnes, um tipo de alimento que exige controle rígido de temperatura para se manter conservado.

Profissionais que atuam nesses locais estão sujeitos a desenvolver doenças, como ulcerações da pele, hipóxia e dormência do corpo, provocadas por frio ocupacional.

A Importância da Segurança no Trabalho

A equipe operacional deverá ter cuidado com ferramentas perfurocortantes utilizadas no processamento das carnes e a infecções associadas à presença de agentes biológicos.

É de fundamental importância que os trabalhadores estejam sempre devidamente paramentados com os EPIs necessários para protege-los desses riscos.

A Norma Regulamentadora 36

A regulamentação publicada pelo MTE é bastante abrangente, tratando de diversos aspectos de saúde e segurança do trabalho, como estrutura organizacional com foco em ergonomia, jornada de trabalho, pausas psicofisiológicas durante a jornada de trabalho, mobiliário, máquinas e equipamentos, treinamento, vestimentas, ferramentas, etc.

O Trabalho Seguro em Frigoríficos

A NR36 é conhecida como NR dos Frigoríficos, também abrange todos os estabelecimentos que manipulem carnes e derivados. A NR-36 contempla em sua totalidade a necessidade das empresas melhorarem seus ambientes de trabalho. Estude sobre a NR36 comentada. Bons estudos!

Certificado do curso online grátis Básico de NR 36

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Básico de NR 36

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 36 com opção de certificado válido!

Básico de NR 23

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 23 com opção de certificado válido!

Básico de NR 10

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 10 com opção de certificado válido!

Básico de NR 7

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 7 com opção de certificado válido!

Básico de NR 35

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 35 com opção de certificado válido!

Básico de NR 33

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 33 com opção de certificado válido!

Básico de NR 14

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 14 com opção de certificado válido!

Primeiros Socorros

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Primeiros Socorros com opção de certificado válido!

Básico de NR 34

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 34 com opção de certificado válido!

Básico de NR 22

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 22 com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.