Curso de Gestão Fiscal e Tributária online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Gestão Fiscal e Tributária

A gestão fiscal refere-se às decisões tomadas pela empresa em se tratando de exigências tributárias na legislação. Você sabe o que são exigências tributárias? Segundo Richard Musgrave (1976), entende-se por Sistema Tributário como sendo o complexo orgânico formado pelos tributos instituídos em um país ou região autônoma e os princípios e normas que os regem.
O Código Tributário Nacional Brasileiro, em seu artigo 3º, preceitua que tributo é “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”. Os tributos formam a receita da União, Estados e Municípios e abrangem impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios.
Conheça mais sobre o conceito de Gestão Fiscal e Tributária com o Cursos Online iEstudar. Os conteúdos da área fiscal são de grande relevância para o planejamento estratégico e financeiro das empresas. A iEstudar oferece Cursos Livres Gratuitos, com metodologia online, disponibiliza aos alunos e-books conceituais e informativos sobre o tema. Aprenda sobre Gestão Fiscal e Tributária grátis. Matricule-se já!
No Brasil, os tributos podem ter função fiscal, extrafiscal e parafiscal. Existem duas teorias em relação à quantidade de tributos no Brasil: a teoria tripartida e a teoria pentapartida.
Pautada no Código Tributário Nacional (CTN), além de aceitar as três espécies clássicas que o CTN mostra, também aceita o empréstimo compulsório e as contribuições especiais, institutos que a constituição brasileira de 1988 trouxe.
Os impostos se caracterizam por serem de cobrança compulsória e por não darem um retorno ao contribuinte sobre o fato gerador. E taxas são tributos incidentes sobre um fato gerador e que são aplicados em contrapartida a esse fato gerador. A taxa é compulsória, pois visa a resguardar o interesse público; não pode haver a recusa na prestação do serviço.
Estude sobre tarifa, contribuições de melhoria, contribuições especiais, empréstimo compulsório, taxas, impostos, no Curso Grátis Online iEstudar. Com o conhecimento teórico sobre o assunto poderá fazer uma boa gestão.
Aprenda sobre EBITDA ou LAJIDA e como calculá-los. EBITDA diz que seu valor deve ser calculado antes dos impostos.
Tributos são o conjunto de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios que formam a receita da União, estados e municípios. Alguns tributos são o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a tarifa de luz ou do lixo cobrada por uma prefeitura ou ainda a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Os tributos podem ser diretos, quando os contribuintes arcam com a contribuição (caso do Imposto de Renda), ou indiretos, quando os impostos incidem sobre o preço das mercadorias e dos serviços vendidos.
Imposto trata-se de uma quantia em dinheiro paga aos municípios, estados ou União para custeio das despesas de administração e investimento dos governos. Poderão incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA, sobre a renda, como o Imposto de Renda, e sobre o consumo, como o IPI, cobrado dos produtores, e o ICMS, que é pago pelo consumidor. Normalmente os valores são calculados a partir de uma porcentagem.
As contribuições especiais como o Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), e são direcionados a um fundo dos trabalhadores do setor privado e público.
Concluímos que seja de fundamental importância o estudo sobre o assunto para uma eficaz gestão fiscal e tributária. A iEstudar se preocupa com o aprendizado do aluno. Desejamos que aprenda conosco e se destaque no mercado de trabalho. Bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Gestão Fiscal e Tributária

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Gestão Fiscal e Tributária

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Gestão Fiscal e Tributária com opção de certificado válido!

Matemática Financeira com Aplicações em Excel

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Matemática Financeira com Aplicações em Excel com opção de certificado válido!

Cálculos com HP 12C

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Cálculos com HP 12C com opção de certificado válido!

Administração de Finanças

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Administração de Finanças com opção de certificado válido!

Gestão de Finanças Públicas

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Gestão de Finanças Públicas com opção de certificado válido!

Excel – Planilha Eletrônica

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Excel – Planilha Eletrônica com opção de certificado válido!

Elaboração de Relatórios Gerenciais de Finanças Públicas

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Elaboração de Relatórios Gerenciais de Finanças Públicas com opção de certificado válido!

Gestão de Negócios – Varejo

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Gestão de Negócios – Varejo com opção de certificado válido!

Educação Financeira

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Educação Financeira com opção de certificado válido!

Administração e Planejamento de Finanças Pessoais

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Maqueiro com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.