Curso O Brincar e o Aprender na Educação Infantil online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Na Educação Infantil, primeira etapa da aprendizagem da criança é constituída levando-se em consideração as diversas fases do desenvolvimento. Os brinquedos são elementos essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. No curso online gratuito O Brincar e o Aprender na Educação Infantil da iEstudar os educadores aprenderão de forma teórica a metodologia e a didática da educação infantil.

Atividades Lúdicas

Em escolas encontramos um espaço de jogos, brinquedos e instrumentos para desenvolver a ludicidade da criança. A criança brinca utilizando sua capacidade de experimentar, criar situações, modelos e dominar na realidade, experimentando e provocando os acontecimentos. Além de brinquedos e jogos, é um setor pedagógico que se preocupa em privilegiar o brincar como principal método na construção de identidade e autonomia das crianças pequenas.

Atividades Educativas

A criança deve ser estimulada desde seu nascimento com atividades educativas. O educador deve inserir jogos e brincadeiras de acordo com a faixa etária de seus alunos. Com as brincadeiras, aprender se torna algo mais fácil. Aprender brincando é de fundamental importância para o desenvolvimento da criança.
O Brincar e o Aprender na Educação Infantil está formando crianças mais criativas e espontâneas. O brincar é uma interação social. A criança trabalha sua criatividade, imaginação, potencialidades, habilidades sociais, afetivas e cognitivas. É importante contextualizar a aprendizagem dos alunos com as brincadeiras.

A Interação Social

As crianças são seres sociais, pensantes que constroem cultura. Interagindo, imaginando e brincando … este é o mundo das crianças. O ensino-aprendizado se torna mais concreto e passa a ter significado, as informações que foram passada para os alunos. Através do jogo e da brincadeira pode-se contextualizar a aprendizagem das crianças.
Destacamos Piaget, em seu livro Biologia e conhecimento (Biologie et Connaissance): ” a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas.” Um dos livros fundamentais de Piaget objetiva discutir os problemas da inteligência, do conhecimento em geral e do conhecimento lógico-matemático em particular.

Teoria Piagetiana

Na teoria piagetiana, a brincadeira não recebe uma conceituação específica. Para Piaget (1971),  a criança quando brinca assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objetivo não depende da natureza do objeto mas da função que a criança lhe atribui.
O Brincar e o Aprender na Educação Infantil devem ser utilizados como estratégias pelo educador, trazendo conteúdos da realidade das crianças para se tornar um aprendizado afetivo e significativo, trabalhando as diferenças, e a criança como um todo. O professor como mediador deve incorporar o jogo e a brincadeira em seu planejamento de aula para que o conteúdo e a brincadeira tenham ligações, e tenha significado para as crianças.

Planejando Atividades

Sabemos que a infância é conhecida como a etapa das brincadeiras, do lúdico, e logo se pensa no brincar, por isso o planejamento das atividades educativas nessa etapa é fundamental, pois a criança aprende brincando.
Na educação infantil é importante que as crianças convivam em ambientes que possam manipular objetos, brinquedos e interagir com outras crianças. A criança ao brincar, pensa e analisa sobre sua realidade, cultura e o meio em que está inserida. O brincar facilita a aprendizagem, é necessário que o educador entenda o brincar da criança. Saiba mais com os Cursos online gratuitos da iEstudar. Matricule-se já! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Artes Visuais para Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Artes Visuais para Educação Infantil com opção de certificado válido!

Psicomotricidade e Educação Física Adaptada

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Psicomotricidade e Educação Física Adaptada com opção de certificado válido!

Libras : Língua Brasileira de Sinais

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Libras : Língua Brasileira de Sinais com opção de certificado válido!

Educação Especial Inclusiva

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Educação Especial Inclusiva com opção de certificado válido!

O Lúdico na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de O Lúdico na Educação Infantil com opção de certificado válido!

Fundamentos na Educação Especial

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Fundamentos na Educação Especial com opção de certificado válido!

EJA – Educação de Jovens e Adultos

-> CURSO ONLINE GRÁTIS EJA – Educação de Jovens e Adultos com opção de certificado válido!

Pedagogia e Educação Inclusiva

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Pedagogia e Educação Inclusiva com opção de certificado válido!

Psicomotricidade e Educação Inclusiva

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Psicomotricidade e Educação Inclusiva com opção de certificado válido!

O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS O Brincar e o Aprender na Educação Infantil com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.