Vale a pena fazer cursos online na área de Segurança do Trabalho?

by:

Cursos Online Gratuitos

A procura por profissionais técnicos em segurança do trabalho vem crescendo a cada dia. À medida que a legislação muda e evolui, essa área se torna mais importante e buscada pelas empresas.

Afinal, a segurança do trabalho é uma área extremamente importante. Desta forma, as vagas de emprego nesse setor se multiplicam no Brasil. Empresas de todos os portes precisam desses profissionais.

Como veremos a seguir, essa área é responsável por minimizar os riscos de acidentes ocupacionais. No Brasil, em média, acontecem 700 mil casos de trabalhadores afastados temporariamente ou permanentemente por acidentes.

É um número muito alto e que pode ser reduzido. Acidentes de trabalho envolvem as mais diversas situações, como doenças causadas pela tarefa desenvolvida pelo profissional, ferimentos em máquinas, acidentes durante o percurso até o local do serviço, entre outras.

Exemplo: um trabalhador precisa fazer um movimento repetido do braço em uma tarefa, caso ele se lesione neste processo, é considerado um acidente de trabalho. Mas não se engane, existem casos mais simples como este citado, mas também diversos profissionais perdem a vida anualmente por acidentes ocupacionais.

Garantir a segurança do trabalhador é responsabilidade da empresa. Caso algo aconteça, a culpa será destinada ao contratante. Desta forma, muitas organizações procuram pelos técnicos de segurança do trabalho para minimizar estes riscos.

Por isso, essa profissão é tão importante e vem ganhando espaço no mercado de trabalho. Saiba mais sobre este trabalho ao longo do conteúdo e principalmente, como se especializar nesta área.

As normas de segurança do trabalho estão sempre se atualizando. Profissionais da área precisam acompanhar essas mudanças para garantirem a segurança das pessoas. Acompanhe!

Por que é válido fazer cursos na área de Segurança do Trabalho?

É uma área que está em alta e oferece diversas vagas de emprego Brasil afora. Isso porque, além da importância do cargo, profissionais de Segurança do Trabalho tem uma área de atuação bastante ampla.

Como a responsabilidade da segurança dos trabalhadores é da empresa, muitas procuram esses profissionais para auxiliar nas medidas de proteção. Então, bons técnicos de Segurança do Trabalho podem atuar em empresas públicas e privadas.

Também conseguem vagas em órgãos públicos  ou instituições que tenham empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Então, estes profissionais podem ser contratados por todos esses tipos de empresa.

Mas também, os técnicos em Segurança do Trabalho também podem atuar como prestador de serviço para qualquer organização. Ou seja, faz uma vistoria, treinamento ou identifica algumas medidas de segurança esporadicamente para determinada organização.

Afinal, o que um técnico de Segurança do Trabalho faz?

Como o objetivo dessa área é minimizar os riscos de acidentes ocupacionais, esses profissionais identificam o setor da empresa e traçam estratégias para tornar o serviço e local mais seguros.

As Normas Regulamentadoras ditam algumas regras para cada serviço. É função do técnico verificar se a organização está seguindo essas normas ou colocá-las em prática. Então, para tarefas com máquinas, é preciso dos equipamentos de segurança e um treinamento.

Então, diversas estratégias são elaboradas pelo técnico para orientar e fornecer tudo que os funcionários precisam para estarem seguros. Por isso, a tarefa de Segurança do Trabalho envolve cursos, palestras e treinamentos.

Em alguns casos, é preciso verificar a condição do solo e climática para a realização de um serviço, entre outras funções. Por esses motivos, um profissional dessa área precisa ser qualificado.

Estudar as normas, saber como colocá-las em prática e identificar possíveis riscos é necessário neste trabalho. Por isso, os cursos na área de Segurança do Trabalho são tão importantes.

Cursos na área de Segurança do Trabalho são essenciais na carreira

Como vimos, esse é um tema complexo. Cada segmento exige cuidados diferenciados. Ao todo, são mais de 30 NRs que o técnico em segurança do trabalho deve saber e dominar.

Desta forma, mais do que a formação em técnico ou tecnólogo de segurança do trabalho, os profissionais desta área precisam de cursos online de NRs adicionais para especialização.

Então, estudar as principais normas, estar sempre em contato com as atualizações das leis deste segmento e principalmente, saber como colocá-las em prática é essencial não apenas para o currículo, mas – principalmente – para a proteção de vidas.

Desta forma, os cursos online grátis dessa área valem muito a pena. Se tornar um bom técnico de segurança do trabalho possibilita bons empregos, diversas possibilidades de atuação e é um serviço que será necessário sempre. Insubstituível.

Conheça a iEstudar

Nós da iEstudar, oferecemos diversos cursos de NRs na área de segurança do trabalho. Entendemos a importância destes profissionais, então os melhores cursos de normas regulamentadoras e deste tipo de proteção.

São cursos online com certificados, em sua maioria gratuitos com relevância no mercado. Entre no nosso site e confira as opções de especializações nesta área para impulsionar sua carreira e impedir mais acidentes ocupacionais.

Comments are closed.