Curso Cultura Afro-Brasileira gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Cultura Afro-Brasileira

Estude sobre Cultura Afro-Brasileira com o Curso Gratuito Online da iEstudar. Conheça mais sobre nossa história. Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade.
A Lei 10.639/03 versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Sempre lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana, hoje é possível a reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Saiba mais.
O ensino da história e cultura afro-brasileira e africana é de fundamental importância nas escolas. E os professores exercem importante papel no processo da luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil. Crianças respondem o que a consciência negra significa para elas.
Reflexões sobre o tema nos garante pensarmos no currículo no que diz respeito à diversidade, multiculturalidade e às diferentes contribuições na formação da sociedade brasileira. Mesmo em passos curtos, garantindo mudança na LDB (Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), pode-se dizer que a sociedade brasileira nunca foi homogênea em termos culturais e raciais.
É o pensar com sensibilidade e olhar crítico sobre o que pode ser positivo na introdução de história e cultura afro-brasileira na escola. Trata-se de um paradigma eurocêntrico. A educação antirracista dá margem à percepção de que o conhecimento não é prisioneiro a cor da pele.Há diferentes formas de conhecimento e que existem diferentes experiências construídas a partir de diferentes culturas desenvolvidas na sociedade.
É importante um professor pesquisar para encontrar soluções para o ensino em sala de aula, atentando como a sociedade civil lida com o ensino de cultura e história afro-brasileira. Assim será possível com mudança de perspectiva do que são as culturas africana, afro-brasileira e indígena, e o quanto o desrespeito à cultura é algo que vai contra a perspectiva do direito aos povos de existir.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira. E os Estados que sofreram maior influência forma Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. E os encontramos na música popular, na religião, na culinária, no folclore e nas festividades populares.
O interesse pela cultura afro-brasileira manifesta-se pelos muitos estudos. A base da educação e da escolarização deve ser o respeito às diferenças. E o desafio é cotidiano no espaço escolar.
Uma arte da Cultura Afro-Brasileira é o Alaká africano, conhecido como pano da costa no Brasil é produzido por tecelãs do terreiro de Candomblé Ilê Axé Opô Afonjá em Salvador. E que não conhece a feijoada? A feijoada brasileira, considerada o prato nacional do Brasil, é frequentemente citada como tendo sido criada nas senzalas e ter servido de alimento para os escravos na época colonial.
E na música criada pelos afro-brasileiros, conhecemos os instrumentos: Afoxé; Agogô; Alfaia; Atabaque; Berimbau; Tambor. A música popular brasileira é fortemente influenciada pelos ritmos africanos. As mais conhecidas são o samba, maracatu, ijexá, coco, jongo, carimbó, lambada, maxixe, maculelê.
Conheça mais sobre a Cultura Afro-Brasileira, através de um conteúdo teórico online, e grátis. Conhecimento sobre a cultura é na iEstudar. Boa leitura. Bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Cultura Afro-Brasileira

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Português e Literatura Brasileira

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português e Literatura Brasileira com opção de certificado válido!

Português Básico

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português Básico com opção de certificado válido!

Português Jurídico Básico

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português Jurídico Básico com opção de certificado válido!

Cultura Afro-Brasileira

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Cultura Afro-Brasileira com opção de certificado válido!

Contadores de História para Alfabetização

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Contadores de História para Alfabetização com opção de certificado válido!

História das Religiões

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História das Religiões com opção de certificado válido!

História da África

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História da África com opção de certificado válido!

Edição de Livros

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Edição de Livros com opção de certificado válido!

História do Brasil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História do Brasil com opção de certificado válido!

Direito Constitucional

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Direito Constitucional com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.