Curso Currículo Escolar online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso Currículo Escolar

O currículo escolar é um grande norteador de todo o processo educacional de uma escola. Saiba mais. O Currículo Escolar objetiva orientar as ações dos professores e os diferentes níveis de ensino. Aprenda tudo sobre Currículo Escolar com o Curso Gratuito Online da estudar. Estude agora! Aprenda já! Estude grátis online com a iEstudar!

O Que é Currículo escolar?

O currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos, mas envolve também “questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor, quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela, ou seja, envolve relações de classes sociais (classe dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos”. (HORNBURG e SILVA, 2007, p.1)

Um Conteúdo Organizado

De acordo com Saviani (2010), o currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente. O currículo escolar objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência. Estude sobre Currículo Escolar com o Curso Gratuito Online da iEstudar.
Podemos dizer que existem três formas: o currículo formal (prescrito), currículo real (em ação) e o currículo Oculto (implícito). É o “documento de identidade” que orienta a escola. (SILVA, 2003)
Ele está em constante evolução e atividade, se adaptando as mudanças do mundo. É o norteador do processo educacional na instituição. A organização curricular requer discussões na perspectiva da educação.

Currículo Escolar: Um Norte Para Toda a Comunidade Escolar

É o norte do pedagogo na instituição escolar, alinhado com os interesses do aluno, da comunidade e da sociedade. O currículo escolar envolve todas as situações da vida escolar e social do aluno.
Gimeno Sacristán (1995) defende a ideia de que a cultura escolar é muito mais do que conteúdos proposto em um papel. O currículo escolar é uma análise do que realmente encontramos dentro do ambiente escolar.
É de fundamental importância que o educador torne o conteúdo mais atraente aos jovens. Há um entrante de tecnologias, é preciso que a escola esteja atualizada quanto aos fatos do mundo.
É necessário abordar um conteúdo atraente, principalmente aos jovens. Poderá ser um meio de mitigar a evasão escolar. O aluno que temos em sala de aula hoje é muito mais prático e informado. Ele não aprecia decorar conteúdos.

Uma Relação Diferente com o Conhecimento

Os autores Paulo Freire e Shor afirmam, em seu livro Medo e Ousadia, que: O educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos, então o problema seriam algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas, mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade (Freire e Shor, 1993, p. 48).
Segundo Freire (1987, p. 38), cabe a escola direcionar para um bom aprendizado, é a práxis do educador com os educandos e vice-versa que cria o significado emancipador e não a tecnologia por si mesma, portanto é a ação dos homens sobre o mundo para transformá-lo.

A Importância do Currículo para a Escola

O currículo de uma escola pressupõe viver seu cotidiano, incluindo toda uma dinâmica das relações estabelecidas. É possível uma aprendizagem concisa. Vivenciamos a prática do ensino-aprendizagem nas escolas, e nos deparamos com mudanças muito rápidas, onde recriamos e reinventamos a cada dia.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), de 1996, orienta para um currículo de base nacional comum. Para a elaboração do currículo escolar são necessárias algumas reflexões.

Quer saber mais? Matricule-se já no Curso Online Gratuito Currículo Escolar da iEstudar. Boa leitura! Boa reflexão sobre o tema! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis Currículo Escolar

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Educação Infantil com opção de certificado válido!

Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação com opção de certificado válido!

Construção do Conhecimento na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Construção do Conhecimento na Educação Infantil com opção de certificado válido!

Introdução à Alfabetização na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Introdução à Alfabetização na Educação Infantil com opção de certificado válido!

O Lúdico na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de O Lúdico na Educação Infantil com opção de certificado válido!

O Brincar e o Aprender na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de O Brincar e o Aprender na Educação Infantil com opção de certificado válido!

Neuroeducação

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Neuroeducação com opção de certificado válido!

Legislação Educacional

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Legislação Educacional com opção de certificado válido!

Pedagogia na Educação Infantil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Pedagogia na Educação Infantil com opção de certificado válido!

Avaliação de Processos Educacionais

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Avaliação de Processos Educacionais com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.