Curso gratuito de libras

Conheça melhor o curso de Libras : Língua Brasileira de Sinais

Conhece o idioma LIBRAS? Tem conhecimento sobre a importância de aprender a Língua Brasileira de Sinais? Quem sabe Libras é considerado bilíngue.

Saber LIBRAS é de fundamental importância para a educação inclusiva. Aprenda mais!

A Importância do Idioma Libras

Aprender Libras é muito importante. Aprenda mais sobre a Língua Brasileira de Sinais e enriqueça seu currículo com a iEstudar.

A disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais) é importante para os estudantes das áreas de Educação e Idiomas.

Na falta de uma escrita própria, a Libras tem sido transcrita usando palavras em português que correspondam ao significado dos sinais.

Com a iEstudar aprenda que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que foi reconhecida como a língua oriunda das comunidades surdas do país, através da lei nº 10.436/2002, garantido o direito do reconhecimento da Libras como língua de manifestação e expressão das pessoas surdas no acesso à educação, à saúde, à cultura e ao trabalho.

O Diferencial do Idioma

Estudar o idioma LIBRAS auxilia na eliminação das barreiras de comunicação. Aprender a Língua Brasileira de Sinais oportuniza conhecer melhor a comunidade surda.

Se tornar especialista e profissional habilitado em Libras também pode ser um diferencial na sua vida profissional.

Hoje, existem ainda poucos profissionais com qualificação na área e uma grande demanda de exigências do mercado.

O Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES)

É sabido que o antigo Instituto dos Surdos, hoje, Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES) foi a primeira escola para surdos no Brasil, fundada em 1857 por Dom Pedro II e teve como primeira denominação o nome Collégio Nacional para Surdos (de ambos os sexos).

E que foi a partir deste, com a miscigenação da antiga língua de sinais brasileira com a língua de sinais francesa, que, definitivamente, nasceu a língua brasileira de sinais (Libras).

A História do Idioma Libras

Conhecendo um pouco mais da história sobre o idioma LIBRAS podemos constatar que, em 2005, através do decreto 5.626 a língua brasileira de sinais foi regulamentada como disciplina curricular.

No ano de 2010 foi regulamentada a profissão de Tradutor/ Interprete de Libras através da Lei 12.319 de 1° de Setembro de 2010, simbolizando mais uma grande conquista.

É dever do Poder Público garantir acesso e educação para surdos nas escolas regulares de ensino, garantindo seu aprendizado e progressão educacional.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

A Comunicação em Libras

Ao se comunicar em Libras é possível ter uma grande liberdade de expressão, por ser uma língua gestual que envolve a mente e a expressão do corpo, dos gestos e do rosto.

Como qualquer outra língua você não vai aprender da noite para o dia, dedique-se ao estudo diário. E é necessário um tempo de estudo e principalmente de treino.

O Idioma Libras na Educação

Com uma crescente demanda, o acesso à educação por uma pessoa surda é um direito por lei, e deve ser feito por meio da Língua Brasileira de Sinais.

O domínio do idioma LIBRAS possibilita trabalhar como tradutor/intérprete na áreas da educação, saúde, assistência social, jurídica, dentre outras.

Comunicação Inclusiva

Seja mediador da comunicação inclusiva, elimine as barreiras de comunicação, a fim de inserir os surdos na sociedade. Estão garantidas no Brasil, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da língua brasileira de sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Uma Comunicação Efetiva

A LIBRAS não é gesto e sim uma língua. Assim como no Brasil, a língua oral pode ter significados diferentes para a mesma palavra em regiões diferentes do Brasil, em Libras também acontece isso, os regionalismos.

É necessário saber sua gramática, para fazer a combinação das frases e estabelecer uma comunicação efetiva.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

O método de L´Epée

O método de L´Epée, cujo método para o ensino colectivo de surdos têm como base a língua natural da comunidade. Aperfeiçoado em diversos países que adotaram o ensino do LIBRAS, essa globalização do sistema foi facilitada pelo fato de os sinais também representam conceitos como tristeza, fome, sono, permitindo a comunicação entre pessoas de diferentes nacionalidades.

Campos Visuais e Espaciais

Para os surdos, os campos visuais e espaciais são imprescindíveis, já que as expressões faciais e os movimentos gestuais são perceptíveis pela visão. Estude sobre LIBRAS com  a iEstudar Cursos Online Gratuitos.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é utilizada por deficientes auditivos. E temos a esperança que essa língua se faça conhecer, e que haja uma procura por ela com o interesse de aprendê-la.

Para se aprender LIBRAS é necessário passar por um processo de aprendizagem de uma nova língua. A LIBRAS é uma das LAs ou Linguagem de Sinais existentes no mundo inteiro para a comunicação entre surdos.

Curso Gratuito com Certificado para Imprimir*

Após realizar sua matrícula no Curso Gratuito online Libras : Língua Brasileira de Sinais, estará disponível em sua plataforma de estudos todo o conteúdo, e poderá baixar o e-book para aprendizado do idioma. Temos o compromisso com a inclusão das pessoas com deficiência auditiva em nosso meio. Matricule-se já e bons estudos!
*Curso Gratuito com Certificado para Imprimir.

Validade do certificado

Nossos certificados são válidos em todo território nacional e emitidos em conformidade com o Lei nº 9.394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97), com validade para:

  • Educação continuada
  • Extensão universitária (horas extracurriculares)
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira ou cargo
  • Contagem de carga horária para estágio
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

Comments are closed.