O primeiro computador projetado e construído no Brasil surgiu em 24 de julho de 1972, na Escola Politécnica da USP. Era o país se adaptando a algo que vinha surgindo no resto do mundo. A tecnologia mundial evoluiu e, com ela, os computadores também. Na década de 80, os computadores pessoais começaram a se destacar, mas foi nos anos 90 que eles se tornaram um produto de massa.
Com o advento dos computadores e a sua popularização e disseminação, surgiram também os cursos de informática para ensinar os seres humanos a lidarem e dominarem tudo sobre aquelas máquinas. No início, as pessoas faziam o curso por nunca terem tido contato com os computadores.
Hoje em dia, porém, as crianças já nascem conectadas. E a nova geração também cresceu usando computadores. Por que, então, cursos de informática ainda existem e são tão procurados? Há uma explicação para isso. Eles são mais importantes do que você pode imaginar, e vamos explicar o porquê disso acontecer neste artigo.
Salto de tecnologia no mercado de trabalho
Os computadores, como se sabe, não são apenas objetos pessoais. Atualmente eles são a base de quase toda empresa — seja ela de tecnologia ou não. Quanto menos noção de informática você tiver, mais defasado estará em relação ao mercado de trabalho.
Os cursos de informática, tanto os básicos como os técnicos, são feitos para a evolução profissional do estudante. Diversas atividades exigem esse tipo de capacitação na hora do processo seletivo. E, mesmo para as que não exigem, ter um certificado de curso de informática certamente será um diferencial em relação aos concorrentes.
Quem já está inserido no mercado de trabalho também não pode vacilar. A tecnologia avança a todo instante, e é preciso avançar junto dela. Quem não se atualiza acaba ficando para trás e, infelizmente, pode perder o emprego. É preciso estar, portanto, em constante evolução e por dentro de todas as novidades.
Benefícios do curso de informática
Um curso de informática pode trazer diversas vertentes e ajudar em vários aspectos. É possível aprender, por exemplo, como melhor utilizar o famoso Pacote Office, tão requisitado, para criação de planilhas, textos e apresentações.
Saber mexer no Excel, Word e outros programas da Microsoft é um requisito básico para qualquer currículo de qualidade.
Também é possível procurar se desenvolver e se aperfeiçoar em programação — como Java — edição de imagens, com o Photoshop, e de vídeos, com o After Effects.
Aparências de sites, como aprender na web, informática educativa, introdução à gestão da informática, informática básica e avançada, suporte técnico em informática, informática educacional, informática programada e introdução à microinformática são outros campos e cursos que podem ser explorados e podem ajudar muito na sua carreira.
Onde estudar
Os melhores cursos online gratuitos e com certificado você encontra, é claro, na iEstudar. A plataforma oferece cursos sobre várias áreas da informática. Você pode escolher o que melhor se encaixa no que deseja para o desenvolvimento profissional.
Todos os cursos são livres e regulamentados no Decreto Federal Nº. 5.154 de 23 de julho de 2004, com carga horária de no máximo 280 horas. Eles podem ser acessados a qualquer hora e são ministrados pelos melhores professores.
Os certificados emitidos pela iEstudar podem servir para educação continuada; extensão universitária; titularidade para professores; complementação de conhecimento; ascensão de carreira ou cargo; contagem de carga horária para estágio; comprovação de Prova de Título e enriquecimento de currículo.
Para ter acesso aos cursos, basta se cadastrar no site e aproveitar todas as opções disponíveis. Não perca tempo! Venha estudar, evoluir, aprender e se aperfeiçoar com um curso de informática gratuito da iEstudar.