Curso de Gestão de Resíduos Sólidos online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Gestão de Resíduos Sólidos

Meio ambiente é tudo o que cerca ou envolve os seres vivos ou as coisas, que os influencia e que é indispensável à sua sustentação. E é de fundamental importância uma boa gestão de resíduos sólidos para a preservação do meio ambiente.
Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), resíduos sólidos são definidos como sendo todo material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade. Estes podem se encontrar nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água.
O mercado da construção civil é crescente. Com a preocupação com a preservação do meio ambiente pensamos nos resíduos da construção civil. Qual seria a sua destinação correta para não impactar o meio ambiente?
Uma das maiores fontes de problema de uma obra é a grande quantidade de resíduos gerados. O que fazer com os famosos “entulhos”? Dejetos como restos de tijolos, concreto, cimento, tintas, dentre outros. Estes resíduos não poderão ser esquecidos em uma caçamba, deverá seguir para um destino final corretamente seguro para não agredir o meio ambiente.
Levando em consideração o impacto que os resíduos têm em uma obra, devemos pensar no correto manejo e logística de destinação de materiais. E no correto transporte e descarte, que pode englobar troca, venda ou reciclagem, dependendo do material. Existe um recurso eficiente para manejar os entulhos, o chamado Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). Segundo a Política Nacional, e também segundo o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o PGRCC é obrigatório para os grandes geradores de resíduos.
O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento com valor jurídico, exigido pelo órgão ambiental responsável, que contém ações e recomendações que visam um controle de todas as etapas da geração, coleta, armazenamento, tratamento e destinação dos resíduos gerados na empresa. Estude mais sobre Gestão de Resíduos Sólidos com o Cursos Online Gratuito da iEstudar.
Você sabe o que é segregar resíduos? Para a destinação apropriada dos resíduos gerados por um empreendimento, é importante que seja realizada a caracterização e devida separação de cada tipo de resíduo, de acordo com sua classificação.
Na classificação de resíduos sólidos podemos encontrar Resíduo Sólido Urbano, Resíduo de Serviço de Saúde, Resíduo Industrial Classe I – Perigosos, Resíduo Industrial Classe II-a (não-Inertes) ou Classe II-b (Inertes). Conheça mais sobre quais resíduos poderão ser reciclados ou não de acordo com sua classificação.
A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos, metais e vidros.
Muitas empresas se preocupam com o meio ambiente. m seus corredores e pátios podemos encontrar coletores para a coleta seletiva de resíduos recicláveis e não-recicláveis. A reciclagem tornou-se uma ação importante nas empresas.
As cores de coletores padronizadas dos recipientes de resíduos são: Azul – Papel/Papelão, Amarelo – Metal, Verde – Vidro, Vermelho – Plástico, Marrom – Orgânico, Cinza – Lixo que não será encaminhado à reciclagem, Preto – Madeira, Branco – Lixo hospitalar/ saúde, Laranja – Resíduos perigosos e Roxo – Resíduos radioativos.
Para iniciar um processo de coleta seletiva é preciso avaliar, quantitativamente e qualitativamente, o perfil dos resíduos sólidos gerados em determinado município ou localidade, a fim de estruturar melhor o processo de coleta.
A Gestão de Resíduos Sólidos é uma das práticas mais tradicionais. Estude sobre Gestão de Resíduos Sólidos grátis online. Na iEstudar você aprenderá sobre os tipos de resíduos sólidos para uma boa gestão na coleta, transporte, armazenamento até o seu destino final. Estude sobre classificação, segregação e destinação correta de resíduos sólidos.
Hoje muitas empresas estão procurando reaproveitar toda a matéria prima utilizada no seus processos, de diferentes formas, como por exemplo gerar energia de volta para a fabrica. O consumo consciente é muito incentivado nas empresas. Conheça mais sobre o assunto. Matricule-se já! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Gestão de Resíduos Sólidos

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Gestão de Resíduos Sólidos

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Gestão de Resíduos Sólidos com opção de certificado válido!

Gestão do Meio Ambiente

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Gestão do Meio Ambiente com opção de certificado válido!

Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde – QSMS

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente – QSMS com opção de certificado válido!

Descarte de Resíduos em Laboratórios

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Descarte de Resíduos em Laboratório com opção de certificado válido!

Saúde e Segurança no Trabalho

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Saúde e Segurança no Trabalho com opção de certificado válido!

Meio Ambiente e Recursos Sustentáveis

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Farmácia Hospitalar com opção de certificado válido!

Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de Resíduos Sólidos na Construção Civil com opção de certificado válido!

Reciclagem de pneus

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de pneus com opção de certificado válido!

Reciclagem de Resíduos Sólidos

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Reciclagem de Resíduos Sólidos com opção de certificado válido!

Legislação Urbana e Meio Ambiente

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Legislação Urbana e Meio Ambiente com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.