Curso Básico de NR 12 online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso Básico de NR 12

Criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Norma Regulamentadora número 12, ou NR 12, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Saiba mais.
A Norma Regulamentadora 12 (NR 12) informa sobre as referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas. Estude e aprenda sobre os requisitos da NR 12 com o Curso Gratuito da iEstudar.
No Curso Livre gratuito da iEstudar Básico de NR 12 estude sobre: Introdução à Norma regulamentadora 12; As instalações elétricas das máquinas e equipamentos; NBR 14009 e NBR 14153 da ABNT; Dispositivos de parada de emergência; Riscos adicionais; Manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos; A sinalização de segurança; Procedimentos de trabalho e segurança; Arranjo Físico e Instalações; A importância da estratégia de implantação da NR 12.
Segundo a NR 12, é de responsabilidade do empregador adotar medidas de proteção para o uso seguro de máquinas e equipamentos e as empresas devem garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
A NR 12 regulamenta o projeto, “fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas” de “máquinas e equipamentos de todos os tipos”.
O rápido avanço tecnológico influenciou nas rotinas laborais e é sabido que medidas de segurança ocupacional são fundamentais para as empresas. Mas a NR 12 regulamentadora permanece igual em vários aspectos, e continua sendo definir “referências técnicas, princípios e medidas de proteção para garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores”.
A NR 12 não é importante apenas para zelar pela vida e saúde do empregado, mas também para orientar o empregador. O conhecimento sobre os requisitos da norma regulamentadora 12 é de fundamental importância tanto para o empregado quanto para o empregador.
A norma regulamentadora enquadra suas medidas protetivas prioritariamente nas três categorias a seguir: as de proteção coletiva; as administrativas ou de organização do trabalho; as de proteção individual.
A norma regulamentadora prevê o uso de sensor para detectar a presença humana no recinto, cuja ação é indicada para instalar “proteções móveis ou sensores de segurança na entrada ou acesso à zona de perigo, associadas a rearme (“ reset”) manual”.
Em sua interpretação também encontramos as medidas de organização ao falar de distância mínima entre o maquinário, nivelamento do piso e resistência dele à carga. Conheça mais.
São medidas de proteção individual (EPI) aplicáveis aos serviços operacionais de acordo com a NR 12 os respiradores, as luvas e os óculos. Em indústrias metalúrgicas também são utilizados macacão antichama com mangas compridas, protetores auriculares e calçados antiderrapantes em razão do maquinário existente nas instalações, de acordo com a NR 12.
O PPRA e o PCMSO devem ser obrigatoriamente instituídos nas empresas, assim como o conhecimento da NR 9 e NR 7. Todas as máquinas e os equipamentos devem possuir o manual de instrução que prevê informações de segurança para cada fase da operação no maquinário.
Quanto ao profissional habilitado legalmente para supervisionar a capacitação, ele precisa ter registro no conselho de classe competente e formação compatível com a do curso ministrado. Mas a iEstudar apresenta grátis o Curso Livre, através de um conteúdo teórico informativo online, para o conhecimento básico sobre a Norma Regulamentadora 12 tão importante para as empresas, suas equipes e gestores. Matricule-se já! Bons estudos!

Certificado do curso online grátis Básico de NR 12

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Básico de NR 32

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 32 com opção de certificado válido!

Básico de NR 23

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 23 com opção de certificado válido!

Básico de NR 10

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 10 com opção de certificado válido!

Básico de NR 7

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 7 com opção de certificado válido!

Básico de NR 35

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 35 com opção de certificado válido!

Básico de NR 33

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 33 com opção de certificado válido!

Básico de NR 14

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 14 com opção de certificado válido!

Primeiros Socorros

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Primeiros Socorros com opção de certificado válido!

Básico de NR 34

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 34 com opção de certificado válido!

Básico de NR 22

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 22 com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.