Curso Básico de NR 6 gratuito e com opção de certificado válido

by:

Cursos Online GratuitosGeralSem categoria

Conheça melhor o curso Básico de NR 6

Com a IEstudar estude sobre os requisitos da NR 6. Considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
É de fundamental importância o uso de EPI para garantir a saúde e a proteção do trabalhador, evitando consequências negativas em casos de acidentes de trabalho, e para garantir que o profissional não será exposto a doenças ocupacionais.
Os EPIs devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho. E de acordo com a Norma Regulamentadora 6 (NR6), sobre Equipamento de Proteção Individual (EPI), o EPI deverá ter Certificado de Aprovação (CA). O Certificado de Aprovação (CA) é concedido para fins de comercialização de EPIs.
O Certificado de Aprovação – CA, em forma de numeração, é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a fim de atestar a qualidade e a funcionalidade dos EPIs. Com o CA é garantido que o EPI foi testado por laboratório competente e aprovado segundos as normas de segurança e saúde do país.
É sabido que no Brasil, os principais órgãos responsáveis pela aprovação da qualidade dos produtos são o MTE e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). A NR6 instrui que os CAs têm prazo de cinco anos de validade.
Cabe ao órgão regional do MTE: Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI; escolher amostras de EPI; e aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento da NR6.
Os equipamentos de proteção individual devem ser mantidos em boas condições de uso e precisam ter um Certificado de Aprovação – CA.
Treinar e conscientizar a equipe operacional quanto a importância e o correto uso de EPIs é atender aos requisitos da NR 6, que estabelece com clareza as obrigações de cada um para com os equipamentos, fabricante, empresa e colaborador.
Os EPIs possuem como principal objetivo proteger a saúde e a segurança física do trabalhador. A NR 6 tem como principal objetivo regulamentar todas as boas práticas para com os EPIs. Saiba mais.
A Segurança do Trabalho é um dever de todos e todos devem fazer a sua parte. É importante que todos tenham conhecimento das suas responsabilidades. Sendo responsabilidade da empresa adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
Usar o EPI, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina, é responsabilidade do colaborador, assim como responsabilizar-se pela guarda e conservação do mesmo. E deverá comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
Há a necessidade de providenciar a avaliação da conformidade do EPI no âmbito do SINMETRO, e promover adaptação do EPI detentor de Certificado de Aprovação para pessoas com deficiência.
A NR 6 disponibiliza uma lista completa dos EPIs existentes no mercado para a proteção do trabalhador. O anexo I da NR 6, organiza os equipamentos de acordo com a área do corpo em que oferece proteção.
Mas, quais são os EPIs? Encontramos: Olhos e Face: óculos de segurança; máscara de solda…; Respiratória: respirador; máscara respiratória…; Proteção Dos Membros Superiores: luvas de segurança; mangas; braçadeiras…; Proteção Do Corpo Inteiro: macacão; vestimenta de corpo inteiro…; Proteção Da Cabeça: capacete de segurança; capuz / balaclava…; Auditiva: protetor auricular; protetor auditivo…; Proteção Do Tronco: avental; vestimentas…; Membros Inferiores: calçados de segurança; meia; calça…; Proteção Contra Quedas Com Diferença De Nível: cinturão de segurança…
Matricule-de já no Curso Básico de NR 6 da iEstudar e estude grátis sobre a a importância dos EPI’s e EPC’s para a segurança do trabalhador. Bons estudos!

Certificado do curso online grátis Básico de NR 6

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Básico de NR 37

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 37 com opção de certificado válido!

Básico de NR 33

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Saúde e Segurança no Trabalho com opção de certificado válido!

Básico de NR 10

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 10 com opção de certificado válido!

Básico de NR 23

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 23 com opção de certificado válido!

Básico de NR 34

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 34 com opção de certificado válido!

Básico de NR 6

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 6 com opção de certificado válido!

Básico de NR 20

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 20 com opção de certificado válido!

Básico de NR 12

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 12 com opção de certificado válido!

Básico de NR 21

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Básico de NR 21 com opção de certificado válido!

Primeiros Socorros

-> CURSO ONLINE GRÁTIS Primeiros Socorros com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.