Curso Saúde da População Quilombola online gratuito e com opção de certificado válido

Conheça melhor o curso de Saúde da População Quilombola

Conheça melhor as políticas públicas e as ações sociais existentes no Brasil para promover a Saúde da População Quilombola. Saiba mais.
A saúde da população negra merece um cuidado especial. Estude agora! Aprenda já! Matricule-se já no Curso Online Gratuito Saúde da População Quilombola da iEstudar!
As populações quilombolas reivindicam direito à saúde, e os profissionais da área precisam estar preparados para atende-los.
A equipe iEstudar objetiva apresentar aos profissionais de saúde uma reflexão sobre a Saúde da População Quilombola com o Curso Online Gratuito.

Comunidades Quilombolas e Políticas de Saúde

No início do século XX a saúde da população negra no Brasil era discutida somente com ênfase na saúde mental.Mas, a luta do movimento negro possibilitou mudanças.
Segundo a Organização Pan-Americana (OPAS, 2003), os problemas de saúde mais recorrentes neste segmento populacional estão associados às desigualdades históricas.
O movimento quilombola tem contribuído para dar visibilidade às comunidades, e se faz necessário construção de uma política pública de saúde que os atendam.
É de fundamental importância a tratativa do serviço público de saúde em relação aos territórios quilombolas. As ações governamentais ainda não dão conta de responder às necessidades das comunidades quilombolas.

A Saúde da População Negra

Se tratando de comunidades quilombolas, refletimos sobre como visibilizar as lutas por garantir os direitos ao território.E o conceito fundamental para viabilizar a igualdade de direito é o de equidade.
As normas que regem o SUS incorporam a definição de equidade horizontal, ou seja, acesso, utilização e tratamento igual para necessidades iguais (TRAVASSOS; CASTRO, 2008).
Cuidados com ação integrada que possui interpretações e simbologias voltadas para o entendimento de saúde. E estratégias são adotadas para a saúde da população quilombola.
A Política Nacional de Atenção Básica (BRASIL,2006) define a coordenação do cuidado como um dos conceitos fundamentais para a Atenção Básica (AB).

Quilombolas São os Descendentes e Remanescentes de Comunidades

Escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil foram formadas as comunidades quilombolas.
E hoje há a preocupação com a saúde dos quilombolas e suas vulnerabilidades às condições de saúde. A dificuldade de acesso a bens e serviços, não podem impedir os cuidados com a saúde dos quilombolas.
Quilombos preservam valores culturais. E há políticas públicas e investimento para garantir o direito à vida e à saúde da população quilombola durante.Estude online e saiba mais!
Precisamos preservar a saúde da população negra, em especial da população Quilombola.Para o Ministério da Saúde, a política de inclusão da população quilombola iniciou-se em 2004 com a Portaria nº 1.434.

Condições de Saúde de Comunidade Quilombola

Existe uma preocupação com a saúde dos quilombolas e suas vulnerabilidades às condições de saúde. E são fatores relevantes a dificuldade de acesso a bens e serviços, predominância de doenças-crônicas, ganho de peso e um atendimento pontual.
Ser quilombola, com os valores, costumes e também ter a ligação com o território, uma população que compartilham de um mesmo laço identitário.
Os principais quilombos brasileiros estão na Bahia, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Região Amazônica e Mato Grosso.
Os Quilombos continuam sendo sociedades livres, igualitárias, justas/soberanas em busca de melhores condições. Voltada para a melhoria de condições temos o programa Brasil Quilombola compreende um conjunto de ações, denominada “Agenda Social Quilombola” (Decreto nº 6.261/2007).
Vamos aprender um pouco mais? Matricule-se já no Curso Online Gratuito Saúde da População Quilombola da iEstudar! Boa leitura e bons estudos!

Certificado do curso online grátis de Saúde da População Quilombola

Um certificado de um curso livre pode ser válido para diversas finalidades, como por exemplo:

  • Educação continuada
  • Atividades complementares em faculdades
  • Titularidade para professores
  • Complementação de conhecimento
  • Ascensão de carreira
  • Contagem de carga horária
  • Comprovação de Prova de Título
  • Enriquecimento de currículo
  • Concursos públicos
  • Avaliações para promoções internas nas empresas
  • Dentre outros…

TOP 10 cursos online do site iEstudar

Português e Literatura Brasileira

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português e Literatura Brasileira com opção de certificado válido!

Português Básico

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português Básico com opção de certificado válido!

Português Jurídico Básico

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Português Jurídico Básico com opção de certificado válido!

Cultura Afro-Brasileira

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Cultura Afro-Brasileira com opção de certificado válido!

Contadores de História para Alfabetização

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Contadores de História para Alfabetização com opção de certificado válido!

História das Religiões

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História das Religiões com opção de certificado válido!

História da África

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História da África com opção de certificado válido!

Cultura Africana

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Cultura Africana com opção de certificado válido!

História do Brasil

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de História do Brasil com opção de certificado válido!

Direito Constitucional

-> CURSO ONLINE GRÁTIS de Direito Constitucional com opção de certificado válido!

Não perca mais tempo e venha estudar no iEstudar Cursos Online! Acesse aqui é totalmente grátis.

Comments are closed.