Diferença entre cursos online e cursos à distância

by:

Sem categoria

O que é e-learning?

A formação online são cursos que são realizadas de forma não presencial, através de um dispositivo com acesso à Internet, isto é, que exigem das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

Os alunos podem estudar a partir de casa ou de qualquer lugar em que tenham acesso à Internet. O centro de formação dispõe de um campus virtual em que você pode acessar os conteúdos dos cursos e, além disso, interagir com os outros alunos e também com o professor.

As comunicações podem ser feitas de forma síncrona ou assíncrona; o mais comum é que sejam assíncronas, facilitando, assim, os ritmos de trabalho e os horários de todos os alunos. Mesmo assim, em alguns casos, existem conexões síncronas para fazer algum debate ou palestra, por exemplo. As formas de comunicação também podem ser diversas, como chats, fóruns ou mensagens privadas, por exemplo.

Os materiais utilizados nestes cursos, e o tipo de atividades podem ser muito diversos. Depende da metodologia que utilize o docente em cada curso, mas pode haver documentos escritos, vídeos, atividades em grupo com outros alunos, discussões em fóruns, criação de apresentações dinâmicas, avaliação das tarefas dos colegas, exercícios práticos sobre um tema, etc.

As principais modalidades que são ministrada na formação online são e-learnig, m-learning e b-learning.

O que é a formação a distância?

Nos cursos a distância, a diferença dos cursos online, não se utiliza uma plataforma de aprendizagem através da Internet para fazer o curso, mas que o centro de formação facilita os materiais em papel ou em formato multimídia para os alunos através de correio postal, e as comunicações com o docente são através de e-mail, correspondência ou por telefone.

Através dos materiais que o centro disponibiliza, o aluno aprende de forma autodidática e tem à disposição um corpo docente para qualquer tipo de consulta que deseja fazer.

Neste tipo de formação, os materiais utilizados e os recursos não são tão variados, entre eles são utilizados textos escritos, vídeos e também CD interativos.

Perfil do estudante online

Fazer um curso online está ao alcance de todo o mundo, mas, mesmo assim, nem todas as pessoas são bons estudantes on-line.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

Para ser um bom aluno online é recomendável que você tenha uma série de características:

Organização: para poder cumprir com o calendário e organizar bem os períodos de estudo. Embora os estudos sejam online, existem algumas datas de início e de término do curso, como também, das datas de entrega de exercícios ou trabalhos.

Domínio das TIC: é necessário que domine as ferramentas que você precisará para seguir o curso com sucesso. Não dominar algumas ferramentas TIC pode supor não poder aproveitar bem o curso.

Atitude: a sua atitude deve ser ativa e participativa nas diferentes tarefas que se propõem. A motivação é muito importante para poder seguir um curso online.

Comunicação: é possível que venha a participar de um fórum ou se comunicar com o professor ou a outros colegas. As boas habilidades comunicativas te ajudar a que estas se realizem com sucesso.

Responsabilidade: a responsabilidade é uma virtude de todos os alunos, com a responsabilidade conseguirá os objetivos que deseje em uma formação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *