Conselhos para ter êxito em um Curso Online

by:

GeralSem categoria

O aprendizado on-line oferece muitas vantagens, além de ser um método eficiente, rápido e confiável. Facilidade de acesso, flexibilidade, comunicação constante, redução dos tempos de aprendizagem, são algumas das vantagens. Não obstante, requer por parte do/da estudante de certas habilidades para completar o curso com sucesso.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

Entenda como funciona a metodologia de aprendizagem on-line

As vantagens do e-learning são inegáveis: você pode treiná-lo de uma forma fácil, em qualquer tempo e em qualquer lugar, e a sua vontade. Mas ninguém disse que é fácil. Sua motivação e autodisciplina são essenciais para o sucesso da aprendizagem e é preciso que desde o primeiro dia você estiver envolvido em todo o processo de aprendizagem e tenha o controle de sua experiência de aprendizagem.

Usa a tecnologia adequada

É essencial dispor de um acesso confiável e uma boa conexão com a Internet, já que diante de problemas técnicos comuns, você pode perder a concentração e seu desempenho baixe. Confirma os requisitos técnicos antes de começar o curso e instale a última versão do seu navegador web.

Você tem um ambiente adequado para o estudo

É importante procurar um local adequado para a hora de acesso ao curso on-line. Um ambiente onde você se sinta confortável/a e tranquilo/a e livre de distrações e que permita a sua rotina de estudo. Convide seus amigos e familiares, que aprendam a respeitar a sua “maneira de trabalhar”. Recomendamos que não esteja conectado/a para outros sites ou redes sociais, assim como silenciar o telemóvel para obter a máxima concentração.

Acostume-se com a plataforma virtual

Apesar de que a plataforma virtual seja muito intuitiva e amigável, você pode apresentar certas dificuldades para aqueles/as que não estão acostumados/as ao uso das tecnologias. Por este motivo, é muito importante dedicar um tempo para o início do curso, a leitura do guia do usuário e para a familiarização e configuração da plataforma.

Tenha em conta as metas e objetivos de aprendizagem

Você deve ter muito claros os objetivos de um curso on-line. O curso está estruturado de forma que você possa organizar-se e avançar ao seu ritmo, sabendo a todo o momento quais são os objetivos e se você está se consolidando através das avaliações optativas e obrigatórias. Tenha em conta em todo momento o que se espera que você aprenda ao final de cada módulo.

Rever os apontamentos e avaliações com regularidade

As revisões dos apontamentos e das repetições periódicas dos testes evaluativos, não só melhorar a sua memória, mas que também te ajudarão a entender melhor o que aprenderam.

Planeie o seu tempo

Nos cursos online, não há professores ou colegas de classe que se lembrem constantemente as tarefas que você deve realizar. Se quiser render ao máximo, certifique-se de aprender a gerir o seu tempo de forma eficaz e a organizar a carga de estudo. Ser constante em seus hábitos de estudo o ajudará a concentrar-se mais e aprender mais em menos tempo.

A flexibilidade que oferece um aprendizado on-line, disponível 24 horas do dia, favorece a adiar as tarefas. Com o fim de evitar isso, é aconselhável que especificam as diferentes etapas e definir um calendário e horário a seguir.

Não hesite em perguntar

Use o fórum e o serviço de mensagens da plataforma quantas vezes for necessário. É crucial a interatividade com seu tutor/a e, para isso recomendamos remeter qualquer dúvida sobre o conteúdo e funcionamento do curso.

Se você não pedir ajuda quando precisa, pode ir atrás e sua auto-estima, diminuir o não poder avançar convenientemente.

Tem uma atitude positiva

A motivação deve estar sempre ativa. Persistir diante das dificuldades e você vai ver como, à medida que vai alcançando, progressivamente, os objetivos e metas, você vai se sentir melhor. Aceite que há dias menos produtivos do que outros e dar uma recompensa por completar uma tarefa difícil.

Descanse

Não é conveniente dedicar ao estudo, muitas horas seguidas, já que o desempenho diminui, para isso, é importante fazer pausas mudando de cenário, dando um passeio, desconectando para limpar a mente antes de seguir com o curso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *