Entenda a importância das NR: Conheça 3 sugestões de NR para se destacar em 2021

Com os grandes desafios do nosso dia a dia , os cursos online oferecidos gratuitos é um grande passo para melhorar sua vida. Busque o diferencial em seus estudos. O mercado de trabalho valoriza profissionais que se dedicam e buscam sempre se aperfeiçoar. Profissionais atualizados e preparados a enfrentar grandes desafios. Os cursos de NR é um tema muito procurado no dias atuais por inúmeras empresas espalhadas pelo Brasil, as NR tende a favorecer profissionais que possuem esse diferencial, saindo na frente com um bom currículo.

Você sabia da importância histórica da Revolução Industrial nos dias de hoje ?
Com a chegada das maquinas a vapor, os trabalhadores tiveram um aumento de trabalho considerável , com isso, desencadeou muitos problemas de saúde, por conta da péssima qualidade de trabalho. No Brasil de fato a revolução industrial começou tarde, por volta de 1930, o país passava por um momento de mudança muito grande entre economia agrária para industrial, ali era um começo de um novo tempo. A partir desse novo ponto, começaram as medidas para os benéficos dos trabalhadores que está em vigor até hoje.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

Curso básico de NR 1

A iEstudar Cursos Online Gratuitos se preocupa com o aprendizado do aluno e oferece um curso de qualidade, com material didático para estudos online gratuitamente, para que os alunos aprendam sobre a Norma Regulamentadora 1

A NR 1

A NR 1 determina que as normas regulamentadoras, desde que possuam empregados regidos de acordo com a CLT, obrigatória para todas as empresas privadas e públicas, além dos órgãos públicos da administração direta e indireta, as diretrizes relativas à segurança e medicina do trabalho.

A Norma Regulamentadora 1

A iEstudar Cursos Online Gratuitos se preocupa com o aprendizado do aluno e desenvolveu um material didático para estudos online para que possam conhecer a Norma Regulamentadora 1. A NR 1 introduz as demais NRs.

É de fundamental importância para aplicação das demais normas regulamentadoras. Estabelece as disposições gerais relativas à segurança e medicina do trabalho para todos os trabalhadores e empresas.

Saúde e Segurança no Trabalho

É a NR que estabelece disposições gerais e definições comuns às normas regulamentadoras de SST. Ela padroniza e harmoniza dispositivos e comandos para todas as normas, inclusive com a revogação de dispositivos previstos nas demais NR.

A Gestão de Riscos

Incorpora termos e definições associados à gestão de riscos e estabelece tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas. Estude grátis online. Estude sobre os requisitos da NR 1 com o Curso Livre online da iEstudar.
É de fundamental importância conhecer os direitos e deveres de empregadores e empregados em Segurança e Saúde do Trabalho.

Observância Obrigatória

São de observância obrigatória pelas organizações e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Ordem de Serviço de Segurança

A iEstudar se preocupa com a saúde e integridade física de seus colaboradores, e buscou trazer este conhecimento para os nossos Cursos Livres Online. A educação é um direito de todos.
Conhece a exigência da “ordem de serviço de segurança e saúde no trabalho”? Ela está prevista na CLT (art. 157, II), no que se refere às instruções por escrito quanto às precauções para evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais.

O diálogo de Segurança

As informações podem ser transmitidas durante os treinamentos ou por meio de diálogos de segurança, documento físico ou eletrônico. A segurança no trabalho é um dever de todos.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

O Curso Básico de NR 36

A Norma Regulamentadora 36 – NR 36 estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras – NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

Riscos e Doenças Ocupacionais

Estude sobre os principais riscos existentes e as doenças ocupacionais no trabalho no frigoríficos. Neste local de trabalho os principais riscos existentes são: o frio, os movimentos repetitivos em curto espaço de tempo, o uso de ferramentas cortantes.

EPI’s Indicados

A forma correta de utilização dos EPIs é uma das medidas preventivas à diversos riscos. Saiba mais. As adequações, de acordo com a NR 36, são estabelecidas para a prevenção e redução dos acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e a elevação da qualidade dos produtos.

Os EPIs indicados para trabalho em frigorífico são: Botas para câmara fria com bico de aço; Luvas de proteção; Protetor auricular; Uniforme para câmara fria; Óculos de segurança. Equipamentos de Proteção Individual necessários para garantir a proteção dos funcionários que atuam em câmara fria.

A NR 36

Segundo a NR 36, o mobiliário e postos de trabalho devem ser adaptados para favorecer a alternância das posições e proporcionar mais qualidade para o trabalhador exercer as tarefas. A norma de segurança também prevê a adoção de pausas durante a jornada de trabalho.

O Risco para o Trabalhador

A NR 36 é a mais recente norma regulamentadora publicada pelo MTE.

O alto índice de doenças ocupacionais neste setor são causados principalmente pelas baixas temperaturas que podem causar alguns desconfortos para o trabalhador.
Sob temperatura muitas vezes abaixo dos 10ºC, manuseiam ferramentas e máquinas perfurocortantes, analisando o cenário, identificamos riscos à saúde do trabalhador.

A NR determina que para trabalhos até 6h, o tempo de pausa deve ser 20 minutos; até 7h20, 45 minutos; e até 8h48, 60 minutos.

O Trabalho em Frigoríficos

Conheça os principais riscos de trabalho em frigorífico e os EPIs indicados para a atividade.

O trabalho em frigorífico oferece diversos riscos ocupacionais.

São ambientes industriais em que se realiza o abate, processamento e armazenamento de itens de origem animal.

As Atividades em Frigoríficos

A inspeção periódica das caldeiras deve constar de exames interno e externo. As inspeções periódicas devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos pela Norma Regulamentadora 13.
A representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento poderá solicitar ao empregador cópia do Relatório de Inspeção, por meio de requisição formal.E o o empregador deverá encaminhar a cópia do relatório em até dez dias após sua elaboração.

iEstudar Cursos Online - Cursos online grátis

Curso Básico de NR 13

Quem trabalha com Caldeiras e Vasos de Pressão entende que é uma operação que pode causar graves acidentes, e que a inspeção e manutenção desses equipamentos são indispensáveis e obrigatórias.

A NR 13

NR-13 é a norma regulamentadora 13, que tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras (NRs) tratam-se do conjunto de requisitos e procedimentos relativos à segurança e medicina do trabalho, de observância obrigatória às empresas privadas, públicas e órgãos do governo que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“35.3.6 O treinamento deve ser ministrado por instrutores com comprovada proficiência no assunto, sob a responsabilidade de profissional qualificado em segurança no trabalho.”
DESTA FORMA APENAS OFERECEMOS EM NOSSO SITE UM CONTEÚDO INTRODUTÓRIO TEÓRICO E ONLINE PARA INTERPRETAÇÃO TEÓRICA DA NORMA REGULAMENTADORA – NR.

Caldeiras e Vasos de Pressão

São consideradas Caldeiras todos os equipamentos que gerem e acumulem vapor de água ou de outro fluído ao mesmo tempo. E podemos dizer que as NRs existem para explicar, detalhar, mostrar como cumprir o que determina a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). E no caso da NR 13, explica sobre os procedimentos de segurança nas operações com Caldeiras e Vasos de Pressão.

Procedimentos de Segurança

A NR 13 estabelece os procedimentos de segurança que devem ser observados nas atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento de operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão. Apresentamos o conceito teórico informativo sobre a norma regulamentadora 13.

Responsabilidades

A operação e o controle das caldeiras a vapor devem estar obrigatoriamente sob a responsabilidade de um operador de caldeira. Para ser considerado operador de caldeira, o trabalhador deve atender a uma das seguintes condições: possuir certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras e comprovação de estágio prático conforme apresentado a seguir; possuir certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras previsto na NR 13 aprovada pela Portaria SSMT 02, de 08.05.1984, ou na Portaria SSST 23, de 27.12.1994.

O Manual de Operação

São consideradas Caldeiras todos os equipamentos que gerem e acumulem vapor de água ou de outro fluído ao mesmo tempo. E a NR 13, visa explicar sobre os procedimentos de segurança nas operações com Caldeiras e Vasos de Pressão.

Inspeções de Acordo com a NR 13

A inspeção periódica das caldeiras deve constar de exames interno e externo. As inspeções periódicas devem ser realizadas dentro dos prazos estabelecidos pela Norma Regulamentadora 13.
A representação sindical da categoria profissional predominante no estabelecimento poderá solicitar ao empregador cópia do Relatório de Inspeção, por meio de requisição formal.E o o empregador deverá encaminhar a cópia do relatório em até dez dias após sua elaboração.

O Conhecimento Teórico sobre a NR 13

Para o empregador, o Curso Básico de NR 13, oferece o conhecimento teórico sobre os requisitos que deverá atender. E Para os profissionais Técnicos de Segurança do Trabalho e Engenheiro de Segurança do trabalho, o Curso Básico de NR 13, oferece a reciclagem sobre o assunto.

Classificações de Risco

A NR13 classifica os vasos de pressão em cinco categorias: I, II, III, IV e V, em ordem decrescente do risco, de forma que vasos de pressão categoria I representam maior risco, e vasos categoria V, menor risco. O potencial de risco é determinado em função do produto P x V, e é dividido em cinco grupos.
Aprenda sobre os requisitos exigidos pela NR 13, dentre eles os requisitos obrigatórios e não obrigatórios, os documentos que integram a documentação, e sobre o local da instalação do equipamento.

Comments are closed.