Saiba o que você vai aprender nos cursos de Normas Regulamentadoras (NRs)

by:

Cursos Online Gratuitos

A Previdência Social registra cerca de 700 mil casos de acidentes de trabalho no país. Em casos mais graves, de acordo com uma pesquisa feita pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 3 horas, 1 trabalhador morre no Brasil nestes acidentes ocupacionais.

É um dado alarmante e muito preocupante. Alguns segmentos apresentam mais riscos que outros, como em construções civis. Grande parte desses acidentes podem e devem ser evitados.

Essa é uma responsabilidade das empresas contratantes. Garantir a segurança de seus funcionários é uma tarefa descrita por lei para qualquer organização – seja de pequeno, médio ou grande porte.

As normas regulamentadoras, conhecidas como NRs, são regras criadas pelo Ministério do Trabalho que visam minimizar as chances de acidentes ocupacionais. Toda empresa deve conhecer essas normas e garantir que sejam cumpridas.

Como dissemos, este cuidado está na lei. São mais de 30 NRs, algumas mais específicas que outras. As empresas devem conhecer as formuladas para seu segmento e colocá-las em prática.

É um assunto delicado e complexo, por isso, para aprender sobre essas normas, é preciso fazer alguns cursos de NRs e estudar bastante. Técnicos da segurança do trabalho são  profissionais especializados no assunto, então se está se formando nesta área, fazer estes cursos é ainda mais importante para sua carreira.

Entenda a seguir o que são essas normas regulamentadoras e conheça um pouco sobre cada uma. A iEstudar oferece cursos online grátis sobre cada uma delas, por isso, explicaremos o que é abordado nestas aulas.

Lembre-se: estes acidentes são de responsabilidade das empresas e profissionais especializados, como os técnicos de segurança do trabalho. Estude o tema para garantir a segurança desses trabalhadores.

O que são normas regulamentadoras?

As normas regulamentadoras são regras implementadas para ditar as medidas de segurança para cada área de trabalho.  Ou seja, cada NR descreve ações no dia a dia das empresas e funcionários para minimizar os riscos ocupacionais.

Como dissemos, existem diversas normas regulamentadoras. Cada uma conta com as medidas necessárias e específicas para cada segmento. Por isso, não é possível detalhar as ações das NRs.

Em algumas, por exemplo, exigem treinamentos aos funcionários no momento da contratação ou realização de determinado serviço para que saibam como executar a função de forma correta e segura.

Exemplo: o trabalhador precisará manusear uma máquina nova que apresenta alguns riscos à saúde da pessoa (cortes, lesões, quedas etc). Antes mesmo de ter contato com o equipamento, deve passar por um treinamento.

Em resumo, as normas regulamentadoras – seja qual for a NR – dita regras para a contratação, dia a dia e segurança dos trabalhadores. É responsabilidade da empresa garantir que essas normas sejam cumpridas.

Qual o objetivo das normas regulamentadoras?

O principal objetivo destas normas é proporcionar segurança e saúde aos profissionais durante suas atividades ocupacionais. Segui-las não é uma opção, vale deixar claro. É obrigatório para todas empresas públicas e privadas.

Cada NR tem suas regras, mas todas visam garantir a segurança dos trabalhadores e minimizar as chances de acidentes. O intuito é reduzir o número alarmante das pesquisas.

Mas afinal, o que são esses acidentes e perigos? Segundo o artigo 19 da Lei no 8.213, de 24 de julho de 1991, “acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou de empregador doméstico, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente”.

Esta lei indica também outros fatores que são considerados como acidentes de trabalho: problemas ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do funcionário, doenças causadas pelo exercício do trabalho em determinada atividade ou pelas condições em que o trabalho é realizado, entre outras situações.

Alguns exemplos de normas regulamentadoras

Existem 37 normas regulamentadoras em vigor.  NR10 visa normas para serviços em eletricidade, já a NR12 para o manuseio de máquinas e equipamentos. A NR21, por exemplo, assegura alguns cuidados para funções realizadas em céu aberto.

Esses são alguns exemplos das 37 NRs. Todas são muito importantes e devem ser seguidas dependendo do segmento da sua empresa ou que atuará após formação. Como vimos, é um tema complexo e recheado de informações.

Para aprender tudo que precisa, é preciso de cursos online e muito estudo. A iEstudar oferece cursos online explicando cada uma dessas. A questão é: o que é ensinado nestas aulas ?

Como os cursos de NRs funcionam?

Na iEstudar, todos os cursos de NRs duram no mínimo 40 horas – dividida em aulas, apostilas e atividades. Oferecemos cursos básicos e alguns mais específicos.

Cada NR exige um curso diferente e que aborda questões distintas. Vamos usar como exemplo a NR32 que regulamenta que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e a saúde dos trabalhadores em serviços de saúde.

O curso da NR32 será: Introdução à Norma Regulamentadora – NR 32, estudo e interpretação da NR-32, pontos críticos da NR32: Responsabilidades do empregador e dos empregados, segregação, manuseio e disposição final dos resíduos dos serviços de saúde.

Também é abordado a segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de saúde, situações de exposição a riscos, como os biológicos, riscos químicos, da radiação ionizante. Outro tema é o EPC e EPI: acessibilidade e seu uso correto e a gravidade dos acidentes com perfuro cortante.

São cursos profissionalizantes completos para entender mais sobre as normas e colocá-las em prática na sua empresa ou saber como segui-las no seu dia a dia. Tudo isso de grátis e com certificação.

A iEstudar é referência em cursos online, proporcionando aos seus alunos aulas de qualidade, conhecimento e a confiança que desejam. Acesse nosso site.

Comments are closed.